Início » Balanço 2019: Liturgia, Bíblico-Catequética e Ministérios Ordenados realizam encontros

Ao longo deste ano as Comissões Episcopais Pastorais para a Animação Bíblico-Catequética, Liturgia e Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada realizaram uma série de encontros e atividades. Confira quais foram as principais ações realizadas:

• Bíblico-Catequética

Grebicat

Nos dias 16 e 17 de fevereiro, aconteceu a reunião do Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (Grebicat), no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF). A iniciativa teve como pauta inicial apresentar os indicativos para o texto-base do Mês da Bíblia 2020, com lema “Abre a tua mão para teu irmão!”, fundamentado no Livro do Deuteronômio, que teve como redator principal o professor Luiz José Dietrich, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Entidades bíblicas

Foi realizada no dia 16 de agosto, no Centro de Formação Sagrada Família, no bairro Ipiranga em São Paulo, uma reunião com algumas entidades bíblicas e o Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (Grebicat).  Na sequência, nos dias 17 e 18, aconteceu a reunião do Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética que colabora com a Comissão. Segundo o padre Jânison de Sá, o grupo refletiu temáticas como as novas Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE); Iniciação à Vida Cristã e a Animação Bíblica; Plano Quadrienal; Projeto Lectionautas, além da natureza e identidade do Grebicat.

Mês da Bíblia

Este ano, 2019, a Igreja no Brasil comemorou o Mês da Bíblia, em sintonia com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dando continuidade ao ciclo do tema “Para que n’Ele nossos povos tenham vida”, propondo o estudo da Primeira Carta de João com destaque para o lema “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1Jo 4,19).

• Liturgia

Missal Romano

A Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) terminou (após um trabalho integrado de 12 anos) a tradução da terceira edição do Missal Romano. A iniciativa atende a uma ordem vinda da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos através da quinta instrução Liturgiam Authenticam, de 2001, que serve de comentário sobre as traduções em língua vernáculo dos textos da liturgia romana.

Encontro dos Editores de Folhetos e Subsídios Litúrgicos

O encontro dos Editores de Folhetos e Subsídios Litúrgicos aconteceu na cidade de São Paulo de 30 de julho a 01º de agosto, no Centro de Formação Sagrada Família. Este ano, a proposta central do encontro girou em torno do Documento 108 da CNBB, intitulado “Ministério e Celebração da Palavra”.

Comunhão às pessoas celíacas

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), levando em consideração a condição crônica na qual se encontram cristãos católicos permanentemente intolerantes ao glúten em sua alimentação, divulgou uma carta na qual orienta os bispos, sacerdotes, diáconos e a todo o Povo de Deus sobre o uso do pão e o vinho para a Comunhão Eucarística.

Hinário Litúrgico – Tempo Comum

O Setor de Música Litúrgica apresentou à Igreja do Brasil o terceiro fascículo do Hinário Litúrgico – Tempo Comum. Trata-se de uma edição em partituras – revisada, ampliada e atualizada-, com os Cantos para as Celebrações Eucarísticas dominicais dos anos A, B e o mais recente C. Este é um trabalho minucioso realizado pela Equipe de Reflexão de Música que atualmente está sob a coordenação do jesuíta, Irmão Fernando Benedito Vieira.

Encontro para compositores letristas e músicos

Compositores letristas e músicos instrumentistas de diversas regiões do Brasil que se de dedicam à criação e à divulgação da música litúrgico-ritual e prestam um serviço relevante nesta área em suas regiões ou dioceses estiveram reunidos junto com o assessor do Setor de Música Litúrgica, o jesuíta irmão Fernando Vieira, no Centro de Formação Sagrada Família, no bairro Ipiranga, em São Paulo.

12º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra

O 12º Encontro Nacional aconteceu nos dias 17 a 20 de setembro, em Castanhal, no Pará e foi realizado em parceria com a Faculdade Católica de Belém e a diocese de Castanhal no Pará, que acolheu o evento no Cenóbio da Transfiguração, centro de formação da diocese. Participaram estudantes, docentes, profissionais de arquitetura, engenharia e artes, padres, diáconos, seminaristas, religiosos, membros dos conselhos de economia e administração de paróquias e santuários, equipes de liturgia e leigos.

• Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

4º Congresso Vocacional do Brasil

O 4º Congresso Vocacional do Brasil foi realizado de 05 a 08 de setembro, no Centro de Eventos do Santuário Nacional Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP). A reflexão e o estudo do tema “Vocação e Discernimento” refletiu sobre a necessidade da oração em prol das vocações e acima de tudo expandir a temática para todos os âmbitos eclesiais e sociais.

Encontro para novos bispos

De 05 a 09 de agosto de 2019, treze novos bispos recém nomeados pelo papa Francisco estiveram reunidos na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), para participar do 30º Encontro para Novos Bispos promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.