Objetivos e Metas da PASCOM
INTERNO
1. Apresentação da Equipe de Assessores da Pastoral da Comunicação, que constitui a Coordenação Colegiada da PASCOM;
2. Votação dos responsáveis por Forania, chamados Membros-Âncoras, constituídos o elo entre as comunidades, pastorais, movimentos, serviços, ministérios e a coordenação;
3. Logomarca;
4. Identificadores dos Agentes da Comunicação – Camisa e crachá, pois ao servir estaremos identificados.
EXTERNO
1. Utilizar o site Diocesano como elo/instrumento da Pastoral da Comunicação
2. Compilar as principais matérias enviadas e publicadas, numa folha para fonte e uso para as várias mídias.
“Fazer a diferença!” – este é o nosso lema! Servir com discrição, mas sendo presença!
Objetivo Geral
Atendendo sempre a Igreja, sobretudo as Orientações Diocesanas, conectar, manter ‘linkado’, mediaticamente, as várias realidades diocesanas e integrar-se aos órgãos e conselhos vinculados e/ou constituintes da PASCOM – Pastoral da Comunicação, para, midiaticamente, ser presença pública da Igreja na Sociedade.
Objetivos Específicos
? Representar cada Forania junto a PASCOM, elencando membros-âncoras –responsáveis por cada uma dessas mesmas regiões, reunindo e constituindo, a posteriori, agentes da comunicação em diversas paróquias (formativamente e informativamente).
? Manter como canal midiático principal o site da Diocese de Luz (criação, atualização, ‘linkagem).
? Ir às Foranias, propondo encontros formativos nas mais diversas mídias, formando, interagindo e ‘linkando’ as comunidades e convidando novos agentes da comunicação a se integrarem a PASCOM.
? Servir, segundo a disponibilidade e recursos humanos e tecnológicos, como logística interna aos diversos processos – realidade, meios, eventos etc. – comunicativos diocesanos (divulgação, preparação, marketing, acessoria etc.).
? Fomentar os espaços de presença pública da Igreja na sociedade (rádios, jornais, revistas, debates etc.), em nossa Diocese: criando novos espaços e ‘linkando’ os existentes, constituindo uma REDE COMUNICATIVA DIOCESANA.
CRUZ
A cruz é a cruz da Missão Continental, desejo de toda a Igreja que se propõe discípula e em estado permanente de Missão.
TELA
A tela que envolve e, ao mesmo tempo, destaca a cruz da Missão Continental expressa os meios de comunicação que são nossos dons, talentos e aptidões, mas que estão a serviço da evangelização, pois somos “comunicadores evangelizadores”!
AS ONDAS
As ondas evolvidas pela/na cruz, em número de 5 (cinco), representam, primeiramente, as 5 foranias da Diocese de Luz que através dos engajados na Pastoral da Comunicação, se compreendem: mediaticamente como ‘links’ de toda a realidade diocesana; e midiaticamente, utilizando dos meios de comunicação, são presença pública da Igreja na sociedade.
A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO – Conforme o Diretório (Doc Nr. 99)
A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da conjunção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. A palavra “pastoral” tem sua rais no verbo “apascentar”, “pastorear” e no termo “pastor”. No Antigo Testamento, essas palavras são carregadas de significados. A caractéristica do pastor na literatura bíblica é aquela de “guiar”, “conduzir”. No Evangelho de São João, Jesus se apresenta com o Bom Pastor que cuida das ovelhas, chama-as pelo nome, as conduz, caminha a frente delas e dá a vida por elas.
Jesus é referência e paradigma de toda ação pastoral da Igreja. A pastoral é aquela que conduz, provê, liberta, reúne, salva, anima, e coloca-se a serviço da comunidade e de todas as pessoas. As ações comunicativas da Pascom ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação. Contudo, não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias.
Compreendendo a Pascom em sua abrangência , algumas características se destacam: 1) colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas; 2 ) promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais; 3) capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia; 4) favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação nas reflexões da Igreja e 6 ) desenvolver as áreas da comunicação como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.
A Pastoral da Comunicação (Pascom) é o conjunto de ações realizadas dentro da comunidade eclesial. Ela não é uma pastoral a mais no universo de pastorais de uma paróquia, mas aquela que integra todas as demais. É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade.
É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e de manifestações das pessoas no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que rodeia. É a pastoral da valorização das expressões da cultura humana.
O ponto unificador e central desta pastoral é Jesus Cristo. Jesus se comunica através de parábolas, partindo de fatos da vida, conhecidos por todos, para transmitir ideias, despertar adesão e provocar transformação das realidades.
A Pastoral da Comunicação se caracteriza por ser ima pastoral que possui uma vida integrada, participativa, estratégica e aberta à avaliação e á celebração. Afinal “Jesus é a Palavra de Deus que se fez carne e veio morar no meio de nós (Jo 1,14). Supremo comunicador do Pai, optou por um processo inculturado e dialógico de comunicação, que se apresenta como um modelo básico para os projetos de comunicação de sua Igreja”.
A Pastoral da Comunicação – PASCOM – é uma entre as muitas pastorais da Igreja Católica e foi implantanda na Diocese de Luz em 20 de novembro de 2011, pelo padre assessor Hênio dos Santos. Na época, a Diocese já realizava inúmeras iniciativas midiáticas, mas ainda sim era um trabalho isolado sem uma comum-unidade. A pedido do então bispo diocesano, Dom Antônio Carlos Félix, foi iniciado o processo de “conexão”, visando unir os inúmeros esforços numa linguagem diocesana.
Mas o pontapé inicial deu-se no Encontro chamado 1ºMutiCom (Primeiro Mutirão de Comunicação), realizado no Centro Paroquial de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Luz/MG, no dia 20 de novembro de 2011, com representantes de várias paróquias, os agentes da comunicação.