Centro de Memória Nossa Senhora da Assunção

O Palácio Episcopal, com tudo o que ele contém, é lugar de memória pelo fato de evocar todo o passado que o envolve. Guarda a história das pessoas, da porção do povo de Deus que viveu e vive sob a sombra, os relacionamentos com a própria Igreja e com a sociedade que se desenvolveu à sua volta aos longo desses 100 anos. É lugar de memória porque em seu interior existem traços da vida política da região e também do país; porque guarda inúmeras experiências pessoais e coletivas de muitos homens e mulheres. Acima de tudo, guarda a memória da fé e o esforço no anúncio de Cristo. Podemos afirmar que a memória é vida. Assim, a história e memória da Diocese são partes da história sagrada do povo de Deus; por isso; merece e precisa ser sempre contada a cada nova geração.

O “Centro de Memória – Nossa Senhora da Assunção” tem a intenção de proporcionar uma visão panorâmica da história de evangelização da Diocese, desde sua fundação até os dias atuais.

Para isso foi todo organizado em salas temáticas, que mostra as diferentes dimensões da caminhada diocesana, através de fotografias, objetos litúrgicos, imagens sacras, móveis, documentos, livros, revistas, jornais e subsídios pastorais.

Conhecer a história enrique e aprofunda a consciência de Povo de Deus. Nesta sala está reunida parte do acervo que recorda a fundação e instalação da Diocese.

Nesta estão expostos objetos de uso litúrgico-pastoral que rememoram o jeito de rezar do povo da Diocese e a espiritualidade que perpassou cada momento histórico.

Seu objetivo é valorizar as vocações sacerdotais e religiosas da Diocese. O acervo dá maior ênfase aos trabalhos do Seminário Diocese.

Nesta sala destacam-se as principais atividades pastorais desenvolvidas pela Diocese de Luz, mostrando o que mais intensamente marcou as diversas fases da caminhada pastoral.

O objetivo desta sala é expor os veículos de comunicação social (jornais, boletins, informativos…) usados pela Diocese ao longo da história. Destacam-se os jornais “Luz do Aterrado”, impressos pela Tipografia Diocesana em 1922.

Nesta há as principais obras que foram realizadas na Diocese. Procura-se ressaltar os diversos estilos arquitetônicos e valorizar a riqueza da arte sacra presente nas paróquias. Destaca-se a construção da nova Catedral de Luz, edificada entre 1936 a 1941.

Localizada no corredor central, reúne fotos oficiais, brasões de armas e biografias dos bispos que serviram a Diocese como pastores do Povo de Deus.

O “Centro de Memória” possui um grande acervo documental, de paramentos, objetos litúrgicos, objetos pessoais de padres e bispos, bem como uma biblioteca histórica.

.

No subsolo ou porão é possível vislumbrar as pedras e paredes que sustentam esta histórica e edificação. Espaço preparado para receber exposições periódicas, especialmente aquelas que mostram a riqueza da piedade popular de nossa gente.

Para poder lançar esse olhar para o passado é preciso contar e recontar, escrever e reescrever a história, da mesma forma que os autores sagrados fizeram nos primeiros tempos da Igreja. Ter uma casa como “templo” que seja guardião dos “fragmentos do passado” é fundamental para podermos preservar a memória e lançar as sementes do futuro.

Símbolo do Governo Diocesano, o “Paço da Assumpção”, mais conhecido por Palácio Episcopal, foi destinado a funcionar coo residência oficial do bispo diocesano, hoje, transformado em Centro de Memória. Projetado em sóbrio estilo greco-romano pelo padre Joaquim das Neves Parreiras, foi inaugurado em 10 de abril de 1921 com a chegada e posse do primeiro bispo Dom Manoel Nunes Coelho. O nome da edificação, “Paço Episcopal da Assunção”, está artisticamente gravado nos ladrilhos de sua entrada principal.

Com a transferência da Cúria Diocesana para a nova sede, a partir de 2011, iniciou-se o processo de organização do Centro de Memória e a reforma do prédio para receber o acervo e acolher os visitantes. Em 25 de fevereiro de 2018 foi oficialmente inaugurado, como um dos marcos significativos do Centenário da Diocese de Luz.

Endereço e contato: