Você tem confiado em Deus?

Início » Você tem confiado em Deus?

Padre Márcio Prado

Dizem que, certa vez, um avô estava passeando com seu netinho numa floresta. Ao caminhar por ali, o avô e o neto começaram a escutar um barulho. Aquele avô disse: “Olhe, está vindo dali da estrada uma carroça vazia”. E o menino perguntou: “Como o senhor sabe que ela está vazia?”. O avô respondeu: “É que ela está fazendo muito barulho”.

Nós não podemos querer fazer apenas barulho, porque, assim, estamos vazios. Queiramos nos encher da graça de Deus, para não fazermos tanto barulho, para estarmos cheios da graça de Deus.

Estamos ainda dentro do tempo do Natal, e a Igreja nos ensina que, neste tempo e também na Páscoa, nós comemoramos essas datas ainda pelos oito dias seguintes. Então, até o dia 1º de janeiro, nós estamos comemorando o Natal.

Feliz Natal! O Senhor nasceu! Neste tempo bonito que comemoramos na Igreja, tempo em que o Senhor nasceu e veio estar conosco, alegremo-nos, pois Ele está no meio de nós! Queremos encher, então, não somente a nossa carroça, mas o nosso coração de Deus. Por isso, ouvidos atentos e coração aberto para a graça divina neste momento.

Carta de São Paulo aos colossenses 2,6-8

“Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e sobre-edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.”

O contexto dessa Palavra se refere, aproximadamente, ao ano 61, 63. São Paulo, prisioneiro, escreveu essa carta. A comunidade dos colossenses não foi fundada por Paulo, mas por um discípulo de Paulo, Epafras. Este estava cuidando da comunidade, e recebeu essa carta para cuidar e orientar os colossenses, para nos orientar também em nossos dias. Precisamos estar enraizados em Deus, caminhando com Ele. Não sei há quanto tempo você está caminhando com o Senhor, mas quero lhe dizer: seja muito bem-vindo a essa caminhada, pois vale muito a pena!

Você está enraizado em Deus?

Por que São Paulo escreve essa carta a essa comunidade? Lá havia um povo pagão, o qual  foi evangelizado por Paulo; então, era uma comunidade que estava saindo do paganismo. Os cristãos estavam sendo tentados em crenças esotéricas, crenças na astrologia já naquele tempo. Se hoje temos algumas influências, naquele tempo também existia. Parece que a história se repete… Quanta gente se desviando do caminho, colocando a fé em amuletos, em coisas!

Naquele tempo, a comunidade dos colossenses estava correndo esse risco de se desviar do caminho. Será que não corremos esse risco hoje também? Precisamos nos jogar em Deus, lançarmo-nos n’Ele como o filho pródigo fez quando voltou para casa.

Aquela comunidade estava se perdendo, pois a influência dessas ideologias estava se infiltrando lá. Precisamos ter cuidado, precisamos estar enraizados no Senhor e não nos deixarmos influenciar por essas ideias que persistem ainda hoje. Quanta gente ainda conta com amuletos, mas não confia no Senhor!

Confira também:
::Você está preparado para deixar tudo?
::Playlist com canções sobre a misericórdia de Deus

“A nossa confiança não está nas coisas deste mundo somente; a nossa confiança deve estar em Deus.” Quando não confiamos n’Ele, mas sim nas coisas e nas pessoas, estamos, de alguma maneira, escravizando-nos.

Olhemos para a nossa realidade e perguntemo-nos: em quem estamos depositando a nossa confiança?

Transcrição e adaptação: Rebeca Astuti.

Fonte: CN