Você luta pela justiça social? Seu lugar é na Cáritas!

Início » Você luta pela justiça social? Seu lugar é na Cáritas!

Se você é jovem e quer lutar pela justiça social, o Fórum da Juventude da Cáritas é o seu lugar.”

Assim a Cáritas Internacional convida os jovens do mundo inteiro a participarem do Fórum que se realizará por ocasião da Jornada Mundial da Juventude do Panamá, no final de janeiro.

O Fórum da Juventude da Cáritas foi criado para motivar a participação dos jovens na instituição, presente em inúmeros países, inclusive no Brasil.

“Esperamos que o Fórum crie um maior sentimento de apropriação entre os jovens que trabalham ou fazem voluntariado na Cáritas, com a finalidade de ajudar e promover a visão e a missão da Confederação.”

Cardeal Tagle
O convite aos jovens é que passem uma tarde da JMJ com os membros da Cáritas, para aprofundar o tema da diversidade e da cultura do encontro através de uma peregrinação virtual sobre o tema dos refugiados. O presidente da Cáritas, Cardeal Luis Antonio Tagle, também estará à disposição dos jovens para um encontro.

“A família mundial da Caritas pode ajudar você a encontrar uma forma de viver a sua fé e mudar para melhor o mundo que o rodeia. Aprenda com os outros e compartilhe suas experiências”, é o convite final da instituição.

Cáritas no Brasil

O assessor nacional para a juventude da Cáritas Brasileira, Leon Patrick Afonso de Souza, explica a atuação da entidade no país. Clique aqui para ouvir a entrevista.

Cáritas Diocesana

A Cáritas é uma organização de nível internacional cujo nome vem do latim (caritas, caritatis), que significa CARIDADE. E esse é justamente o seu objetivo.

A primeira Caritas foi fundada em 1897 na Alemanha e, em 1951, foi criada a Caritas Internationalis com sede em Roma, que possui atualmente mais de 160 entidades-membro. Essas entidades trabalham em quase todos os países do mundo, formando a maior rede de caridade católica no mundo. São beneficiadas diretamente 24 milhões de pessoas por ano.

Nacionalmente, a Cáritas atua há quase 60 anos e está organizada em uma rede com 178 entidades-membro, 12 regionais – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Norte II (Amapá e Pará), Maranhão, Piauí, Ceará, Nordeste II (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e Nordeste III (Bahia e Sergipe) – e uma sede nacional. Atua em 450 municípios, sendo presença solidária junto às pessoas mais empobrecidas. Conta com mais de 15 mil agentes, a maioria voluntária, por todo o país. Nos últimos 10 anos, auxiliou mais de 300 mil famílias, contribuindo para a transformação de suas vidas e devolvendo a elas a esperança de novas conquistas.

A Cáritas é uma instituição considerada organismo da Pastoral Social da Igreja Católica, reconhecida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como instância oficial da Igreja para a promoção da ação social.

Cáritas na Diocese de Luz

A Cáritas na Diocese de Luz atua há quase dois anos e tem como presidente: padre Antônio Campos Pereira (Tonhão).