Visita ad Limina Apostolorum reúne (arce)bispos de Minas gerais, Espírito Santo e o Papa Francisco em Roma

Além de encontro com o Santo Padre, uma série de atividades no Vaticano e celebrações eucarísticas nos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo marcam a agenda pastoral.

Os (arce)bispos dos Regionais Leste 2 (Minas Gerais) e Leste 3 (Espírito Santo), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se preparam para a Visita Ad Limina Apostolorum que será realizada, entre os dias 17 e 26 de outubro, em Roma, na Itália. A agenda pastoral reunirá uma comitiva de 32 (arce)bispos, que terão audiência com Papa Francisco, além de peregrinação aos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo e visitas aos departamentos que integram a Cúria Romana, os Dicastérios e Secretarias.

Grande é a expectativa de Dom José Aristeu para essa importante visita a Roma. “Ao irmos até Francisco estamos manifestando nossa comunhão e unidade com a Igreja Universal. Pedimos as orações de todo o povo de Deus da Diocese de Luz pelo êxito da Visita Ad Limina, para que colhamos grandes frutos em nossas comunidades eclesiais”.

Tradição da Igreja

A Visita Ad Limina Apostolorum é uma tradição muito antiga na Igreja Católica e significa no limiar, na entrada, nos limites das Basílicas dos apóstolos Pedro e Paulo. Acontece a cada cinco anos e sua finalidade é expressar a unidade, a fidelidade e a comunhão de cada (arce)bispo com o sucessor de Pedro.

Durante o período em Roma, os (arce)bispos celebram a Santa Missa nas grandes basílicas, onde estão sepultados os apóstolos Pedro e Paulo. Também estão previstas reuniões nos principais Dicastérios, organismos da Cúria Romana que tratam do Episcopado, do Clero, da Doutrina da Fé, da Vida Consagrada, da Causa dos Santos, da Promoção da Evangelização, da Educação Católica e da Comunicação.

Encontro com o Papa Francisco

Um dos momentos mais esperados da atividade é o encontro com o Papa Francisco, que será realizado no dia 20 de outubro. Nessa visita ao Santo Padre, os (arce)bispos apresentam o relatório pastoral das (arqui)dioceses, enviado meses antes. Esse documento abrange as questões administrativas, o ministério do (arce)bispo, o funcionamento da Cúria Diocesana, a vida dos sacerdotes, a situação dos seminários e das vocações, congregações religiosas, as celebrações litúrgicas, os ministérios leigos, a catequese, as escolas católicas, as pastorais e movimentos, as relações ecumênicas, a presença da Igreja nos meios de comunicação e o relacionamento com o poder público, entre outras questões.

O momento, em Roma, ainda proporcionará que os (arce)bispos dos Regionais Leste 2 e 3 compartilhem os desafios e as experiências pastorais de suas (arqui)dioceses e da Igreja no Brasil, recebendo assim orientações e palavras de motivação do sucessor de Pedro. No grupo também estará Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo Metropolitano de Goiânia (GO).

A Visita Ad Limina Apostolorum poderá ser acompanhada pelo hotsite www.visitaadlimina.com.br e pelas redes sociais dos Regionais Leste 2 e 3 da CNBB (Facebook, Instagram e Youtube). Com Assessoria de Comunicação diretamente de Roma, conteúdos diários serão disponibilizados para a imprensa e para comunidades de fé das (arqui)dioceses.

No vídeo abaixo, Dom Aristeu explica sobre a Dicastério para o Clero. Os (arce)bispos visitarão os diversos dicastérios da Cúria Romana e os bispos do Regional Leste 2 e 3 estão fazendo vídeos para explicar sobre as funções de cada dicastério.