Início » Vídeos em preparação ao XX Encontro Nacional da Pastoral da Pastoral da Educação

Em preparação ao XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação que vai acontecer nos dias 11 e 12 de setembro deste ano, o Setor de Educação da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem divulgado três vezes por semana pequenos vídeos com os bispos referenciais para a Educação nos regionais da CNBB. Eles oferecem reflexões sobre vários temas relacionados à missão educativa.

Os vídeos são produzidos a partir do tema do encontro “Igreja em Saída: A Pastoral da Educação na Escola Pública”. Essa reflexão em vídeo será contínua até o encontro. A cada semana, sempre as 15h, um vídeo é publicado no canal do Youtube da Comissão para Cultura e Educação da CNBB.

Nesta sexta-feira, 28 de agosto, a reflexão é do bispo de Carolina (MA) e referencial para a Pastoral da Educação no Regional Nordeste 5 da CNBB, dom Francisco Lima, que fala sobre o tema “Educar para o diálogo”.

Quem fecha o mês de agosto na próxima segunda-feira, dia 31, é o arcebispo emérito de Manaus (AM) e referencial para a Pastoral da Educação no regional Norte 1 da CNBB, dom Sérgio Castriani, que vai refletir sobre o tema “Educar para o cuidado com a vida!”.

Até agora já foram publicados seis vídeos. O primeiro é apresentado pelo bispo de Três Lagoas MS), regional Oeste 1, dom Luiz Knupp, que partilha sobre o Pacto Educativo Global e suas inspirações na vida da Igreja e dos educadores.

A Segunda reflexão é oferecida pelo bispo de Campanha (MG) e referencial para o setor de educação no regional Leste 2 da CNBB, dom Pedro Cruz, que reflete sobre o tema “Educar para a experiência do transcendente”.

No terceiro vídeo, o bispo de Santos (SP) e referencial para a Pastoral da Educação no regional Sul 1 da CNBB, dom Tarcísio Scaramussa, reflete sobre “Escola lugar de missão e do testemunho cristão”.

Em seguida, foi a vez do bispo de Bom Jesus da Lapa (BA) e referencial para a Pastoral da Educação no regional Nordeste 3 da CNBB, dom João Cardoso, falar sobre “Educar para a interioridade”.

O quinto vídeo da série traz a participação do bispo auxiliar de Porto Alegre (RS) e referencial para a Pastoral da Educação no Regional Sul 3 da CNBB, dom Leomar Brustolin que refletiu sobre “A Espiritualidade do Educador”.

Já o sexto vídeo tem como tema “O Educador e a Palavra de Deus”, a reflexão foi feita pelo o arcebispo de Florianópolis (SC) e referencial para a Pastoral da Educação no Regional Sul 4 da CNBB, dom Wilson Jönck.

A série de vídeos pode ser acompanhada aqui no canal do Youtube da Comissão para Cultura e Educação da CNBB.

Prazo para Inscrições

Termina no próximo dia 9 de setembro o prazo para se inscrever no XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação. O encontro que é uma parceria com a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a FTD Educação, será realizado de forma virtual, nos dias 11 a 12 de setembro. Os participantes vão receber certificado de 12hs pelo IFRN.

O assessor do Setor Educação da Comissão para a Cultura e a Educação da CNBB, padre Júlio César, fala da importância da participação dos educadores e agentes de pastoral no encontro que este ano celebra seus 20 anos de realização.

“A participação tanto dos educadores católicos e dos agentes da Pastoral da Educação no Encontro Nacional é importante pois será uma ocasião para refletir sobre os desafios e esperanças da escola pública, e nossa contribuição como Igreja na tarefa educativa. Outro aspecto significativo no encontro será a partilha das experiências exitosas do trabalho conjunto em parceria com as secretarias de educação em várias regiões do país”, destaca.

Para se inscrever clique aqui

Acesse aqui o e-book com os conteúdos do encontro