Trabalhos da Comissão Diocesana de Ação Missionária estão a todo vapor

Início » Trabalhos da Comissão Diocesana de Ação Missionária estão a todo vapor

Os membros da Comissão Diocesana da Ação Missionária se reuniram no ultimo sábado, 11 de dezembro, em Arcos, para darem continuidade ao trabalho de adaptação e planejamento do Projeto “Comunidade em Saída Missionária”, que será executado em 2022.

Fruto da IV Assembleia Diocesana de Evangelização, o Projeto “Comunidade em Saída em Missionária” estava paralisado por conta de todas as limitações impostas pela pandemia. Com os avanços no cenário sanitário e as flexibilizações dos protocolos, será possível animar e dar continuidade aos trabalhos da ação missionária.

Dessa forma, para retomar o espírito missionário nas comunidades eclesiais, a primeira proposta da Comissão Diocesana é a realização de um Retiro Espiritual, em cada paróquia, enfocando a dimensão do chamado e do reavivamento. A proposta é que os retiros sejam realizados no primeiro trimestre de 2022, prioritariamente até o final do período quaresmal.

A Comissão Diocesana oferecerá às paróquias um modelo da proposta de Retiro, bem como o Roteiro de Questões que vai nortear o momento de escuta e reflexão sobre a dimensão missionária paroquial. Pretende-se com esse momento de Escuta (interior e comunitária) levantar um diagnóstico sobre os trabalhos missionários realizados, para que a Paróquia tenha condições de construir, posteriormente, o Plano de Ação Missionária, envolvendo todas as forças vivas.

Para reapresentação do Projeto “Comunidade em Saída Missionária” e apresentação das estratégias que animarão o trabalho em 2022, será realizado um Encontro Diocesano de Formação, no dia 30 de janeiro, em Lagoa da Prata, reunindo lideranças de todas as paróquias da Diocese de Luz.

Neste Encontro, em janeiro de 2022, também será tratado sobre os encaminhamentos do Projeto “Conhecer a pessoa de Jesus Cristo”. A Equipe Diocesana de Assessoria Bíblica é responsável pela preparação e animação dos encontros bíblicos e vai explicar aos presentes como funcionará a dinâmica dos encontros, no decorrer do ano.

Além de reapresentar os dois grandes projetos que compõem o Plano Diocesano de Evangelização, o Encontro Diocesano também vai contemplar a formação para a Campanha da Fraternidade 2022.