TERÇO MEDITADO: MISTÉRIOS DO AMOR DE DEUS NA OBRA DA CRIAÇÃO

TERÇO MEDITADO: MISTÉRIOS DO AMOR DE DEUS NA OBRA DA CRIAÇÃO

(+Dom José Aristeu Vieira)

 

I- INVOCAR A SANTÍSSIMA TRINDADE / REZAR A ORAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO E EM SEGUIDA REZAR O SALMO:

 

 SALMO146 (147 A): PODER E BONDADE DE DEUS

 

II- ORAÇÃO DO TERÇO: CONTEMPLAÇÃO DOS “MISTÉRIOS  DO AMOR DE DEUS.”

REZAR O CREIO, 01 PAI NOSSO E AS TRÊS AVES MARIAS.

PRIMEIRO MISTÉRIO: O AMOR DIVINO REVELADO NA CRIAÇÃO DO MUNDO: foi a primeira revelação do amor de Deus, que se “contraiu”, por amor humilde, para fazer existir outros seres, tornando assim possível e realizando a criação. Obrigado Senhor Deus pelo amor revelado na linda Obra da Criação. Maria é a mais bonita flor da Criação, nascida do broto de Jessé…

01 Pai nosso e 10 Aves Marias…

SEGUNDO MISTÉRIO:O AMOR DIVINO REVELADO NA CRIAÇÃO DA HUMANIDADE.” Feita à sua imagem e semelhança, com inteligência, coração e vontade (liberdade) para colaborar no cuidado e na continuidade da Criação.  Depois de Jesus, Maria é a mais perfeita criatura humana, pois foi escolhida para ser a Mãe do HOMEM NOVO, cuja obra recria o mundo, tornando possível o novo céu e a nova terra.

01 Pai nosso e 10 Aves Marias…

TERCEIRO MISTÉRIO: “O AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS PELA SUA OBRA REVELADO NO PECADO DO PARAÍSO E NO DILÚVIO.”  Após o pecado primeiro dos primeiros pais, que rompeu a comunhão com Ele, deixou já uma gota de esperança para Eva (a vida): “Porei inimizade entre ti e a mulher. Tu lhe ferirá o calcanhar, e ela (mulher) te esmagará a cabeça”, é o que chamamos de proto-promessa (primeira promessa). E Maria é, de fato, a Nova Eva, cujo DESCENDENTE, JESUS CRISTO, esmagou a cabeça da serpente, vencendo o mal e a morte, e recriando o mundo e a humanidade que a Ele aderir, segundo o sonho inicial de Deus no paraíso. Mas não podemos ainda esquecer que através de Noé, Deus salvou “sementes” para garantir a continuidade da sua obra. Bendigamos por Maria o amor misericordioso de Deus e nos comprometamos a ser instrumentos dessa misericórdia divina, cuidando da continuidade da obra da criação, a começar pelos seres humanos feridos pelo pecado e a fragilidade…

01 Pai nosso e 10 Aves Marias…

QUARTO MISTÉRIO: “O AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS REVELADO NO PLANO DA SALVAÇÃO.” Seu amor se revelou e se efetivou pondo em ação seu projeto salvífico na vocação de Abraão e Sara, e todos os patriarcas e matriarcas fundadores do primeiro povo eleito, assim como na vocação de Moisés e de todos os profetas e profetisas, pastores e educadores do povo nos caminhos de Deus. Mas o ponto máximo dessa revelação de amor pelo mundo, especialmente da humanidade, foi no envio e na entrega de seu próprio filho em quem se realiza de fato a recriação do mundo e da humanidade. Se é impossível não descobrir o amor de Deus na criação, no seu plano de salvação, mais impossível é não reconhecer no rosto de JESUS CRISTO, O ROSTO MISERICORDIOSO DO PRÓPRIO DEUS CRIADOR, e não se tornar por amor de gratidão, um guardião da Criação, em especial dos irmãos de humanidade a quem não chegou ainda a graça da recriação.

01 Pai nosso e 10 Aves Marias…

QUINTO MISTÉRIO:  “O AMOR DIVINO REVELADO NAS ALIANÇAS, SOBRETUDO NA FIDELIDADE DAS ALIANÇAS.” Na primeira aliança, celebrada no Sinai, através de Moisés, Deus se comprometeu com o povo eleito e se manteve fiel, mesmo com todas as infidelidades daquele povo. Graças à sua misericórdia, Deus não desistiu do seu amor, preparando e realizando uma Nova, perfeita e definitiva Aliança, por meio de seu Filho. Nesta nova aliança, Ele mesmo se faz vítima, sacerdote e Banquete, sendo Ele próprio a garantia da fidelidade de seu amor, que vai se perpetuando pela história. Essa graça é acessível a todo ser humano que venha a este mundo e creia em seu Filho, através da mediação da Igreja, depositária desta Nova Aliança.

Maria é a nova arca da Aliança, que levou em seu ventre Pão da Vida e Palavra de Vida Eterna, Jesus Cristo: Aquele que veio e que vem como ator e consumador da Nova Criação, que se desabrochará em plenitude no NOVO CÉU E NOVA TERRA, NA JERUSALÉM DO CÉU.

Com a ajuda de Maria, colaboremos nesta obra de recriação do mundo e da humanidade, sendo missionários dessa Nova Aliança em favor do Reino, em caminho da Plenitude. Amém.

01 Pai nosso e 10 Aves Marias…

CONCLUIR O TERÇO COMO DE COSTUME NA COMUNIDADE.

 

IIILOUVOR DA CRIAÇÃO: Obrigado Senhor, por tanto amor: (L &M: Javieira):

Obrigado, Senhor Deus, pelo dom da criação!

Fizeste o céu e a terra! Que tão linda inspiração!

Tudo que vive e respira grite, cante o teu louvor!

Seres de todo o universo proclamem o teu grande amor

R: Obrigado, obrigado, Senhor, por tanto amor, por tanto amor.

2

Obrigado, Senhor Deus, pelo ato criador!

Para hospedar este mundo, te encolheste em humilde amor.

Que mistério tão profundo: se nada poderia existir,

Se tua bondade infinita, não ousasse permitir!

R.: Obrigado, obrigado, Senhor, por tanto amor, por tanto amor!

3.

Obrigado, Senhor Deus! Por criar a humanidade!

À tua imagem nos criaste para esparzir tua bondade,

Dá-nos teu amor humilde, para repartir os teus dons!

Nossa vocação: servir-te no cuidar da criação!

  1. Obrigado, obrigado, Senhor, por tanto amor, por tanto amor!

4

Obrigado, Senhor pela vida: sopro de teu próprio Ser;

Pela luz de cada dia, em cada alvorecer.

Venho dizer-te obrigado, com amor e gratidão

Seja Cristo minha vida, e minha vida louvação!

Obrigado, obrigado, Senhor, por tanto amor, por tanto amor!

 

Obs.: Músicas para ampliar a reflexão: O PROGRESSO ou as BALEIAS, autoria de Roberto Carlos.

 

IVPARA CONVERSAR E AGIR EM GRUPO:

  1. A) Considerando estes textos e orações, o que me tocou e mais me ajudou a contemplar e rezar?
  2. B) Considerando tantas ações humanas agressivas ao meio ambiente hoje, haverá algo em nosso ambiente que deve ser corrigido? O quê?
  3. C) Que ações poderemos realizar entre nós para trabalhar e enfrentar esse problema, de forma a criar melhor consciência do cuidado da criação? Já conhecemos a LEI FEDERAL 14393- QUE CONSTITUIU O JUNHO VERDE? VAMOS CONHECÊ-LA E DIVULGAR PARA NOSSAS AUTORIDADES.