SSVP em Arcos completa 102 anos

Publicado em: 25 junho 2019
Bernadete Seixas

Em junho, a Sociedade de São Vicente de Paulo, de Arcos, comemora 102 anos de serviços prestados no município. A primeira Conferência Vicentina foi fundada em 1917, por iniciativa do padre Pedro Lamberti, tem o nome de Nossa Senhora do Carmo e continua em atividade. Desde então, a SSVP vem atuando por meio dos voluntários (vicentinos) em favor dos irmãos necessitados.

Na área da SSVP em Arcos (Conselho Central de Arcos) são atendidas também as cidades de Iguatama e Japaraíba. Há cerca de 600 vicentinos, divididos em 52 Conferências. A SSVP conta ainda com duas Obras Unidas: o Lar Pousada dos Berto de Arcos e a Casa de Repouso Bem-Viver Divina Vieira, em Iguatama, que juntas abrigam 71 idosos.

Em Arcos, tem-se duas Obras Especiais, que funcionam no espaço especifico do prédio da instituição: o NAI e o Dispensário.

O NAI (O Núcleo de Atendimento Integrado), com foco na promoção humana, oferece de forma totalmente gratuita orientação social, orientação jurídica, cursos de capacitação profissional, por meio de voluntários e de parceria firmada com o município.

Este ano, foi iniciado também um novo projeto com foco somente nas mulheres, por meio de parceria com voluntários. O “NAEMA” (Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher), dentre outras atividades, vem oferecendo yoga, aula de dança e outros.

A SSVP ainda é parceira da Rede Cidadã e da Associação de Surdos, que utilizam o espaço da entidade para as atividades.

No Dispensário, são distribuídas cestas básicas a mais de 50 famílias mensalmente.

Fonte: Conselho Central de Arcos e SSVP

Compartilhe com seus amigos: