Seminaristas da Filosofia participam do VII Formise do Regional Leste II em Três Corações

Publicado em: 8 junho 2017

Entre os dias 02 e 04 de junho, na diocese da Campanha (MG), na cidade de Três Corações, foi realizada a 7ª edição da Formação Missionária para Seminaristas (FORMISE) do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil, que teve como Tema: “A Alegria do Evangelho para uma Igreja em Saída”. O coordenador diocesano de pastoral da Campanha, padre Jean Poul Hansen, foi o assessor convidado para refletir com os mais de 50 seminaristas representantes de 21 dioceses de 32 que compõem o Regional.

Os seminaristas Pedro Laércio e Filipe Costa, do primeiro ano de Filosofia representaram o Seminário Nossa Senhora da Luz, da nossa diocese.

Na noite de 02 de junho,  a abertura contou com a presença do bispo diocesano de Guaxupé (MG), Dom José Lanza Neto, o referencial para a Animação Missionária no Regional Leste 2. Também estiveram presentes o coordenador do Conselho Missionário do Regional, padre José Geraldo, Leste 2 COMIRE, secretária do COMIRE, Iva da Silva, tesoureira do COMIRE, Maria Júlia, o coordenador do Conselho Missionário de Seminaristas COMISE do Regional Leste 2, Ezequiel Messias.

Na manhã de sábado, 03, os COMISES partilharam um pouco de suas atividades missionárias dentro e fora da casa de formação presbiteral. A partir dessas partilhas o coordenador COMISE do Regional motivou os seminaristas a manter contato uns para com os outros fortalecendo o vínculo que até o presente momento foi adquirido. Também falou da importância do COMISE e como deve ser articulado, além de motivar que haja mais iniciativas do COMISE dentro da casa de formação e a nível provincial.

O bispo diocesano da Campanha, Dom Pedro Cunho Cruz, se fez presente no início da tarde de sábado, para dar as boas-vindas aos participantes e proferiu algumas palavras de apoio e incentivo aos seminaristas. Tomando por base a Evangelii Gaudium, ressaltou a importância da abertura à ação missionária e afirmou: “não há como formar dignos pastores para a Igreja do Brasil, do mundo, sem o espírito missionário, hoje.”

No domingo, 04, deu-se a conclusão do VII FORMISE do Regional Leste 2 e envio dos seminaristas para suas casas de formação onde vão partilhar do que refletiram, colocando em prática o objetivo do COMISE, de cada dia mais se propor e repropor atividades reflexivas e práticas a partir da casa de formação.

O seminarista Handley Alves da Diocese de Uberlândia resumiu o VII FORMISE dizendo que “a alegria do encontro nos faz missionários”. No encerramento o seminarista Wagner José da Arquidiocese de Mariana concluiu: “Saio deste encontro com a certeza de que a alegria do evangelho nasce da fé convicta e que para vivermos a missão precisamos ser discípulos de Jesus, estarmos juntos do Mestre e com ele realizarmos o sonho de doar a vida pela causa do evangelho!”. No espírito da conclusão da Formação Missionária, o assessor, Padre Jean Poul, deixou a seguinte reflexão para os seminaristas: “O seminarista é alguém que está sempre em saída, está sempre indo e vindo. Já se imaginaram quando receberem o ministério presbiteral para onde vão estar saindo?”. Seguindo a proposta de continuidade e envio missionário, encerrou-se o VII FORMISE com a Celebração Eucarística do dia de Pentecostes presidida por dom José Lanza.