Ao final do 3° edição do Encontro com seminaristas do 4º ano de Teologia, diáconos transitórios e presbíteros com até 1 ano de ordenação foi lida e aprovada a carta-compromisso redigida a partir das discussões e encaminhamentos realizados durante o evento.
Encontro com seminaristas do 4º ano de Teologia, diáconos transitórios e presbíteros com até 1 ano de ordenação.
Tema: Os Desafios da Iniciação Cristã para os futuros Ministros Ordenados
Leia abaixo:
Caríssimos Arcebispos, bispos, presbíteros, diáconos, seminaristas e amado povo de Deus do nosso Regional Leste 2, saúde e paz!
Nós, os 63 participantes do III Encontro para Seminaristas do 4.º ano de Teologia, diáconos transitórios e padres com até um ano de ordenação presbiteral, estivemos reunidos no Convivium Emaús, em Belo Horizonte (MG), entre os dias 22 e 25 de julho de 2019, para o encontro promovido pela Comissão de Liturgia do Regional Leste 2 com o tema: “Os Desafios da Iniciação Cristã para os futuros Ministros Ordenados”. O encontro foi assessorado por Dom Leomar Antônio Brustolin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre (RS) e pelo Padre Vanildo Paiva, do clero da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG). Tivemos também a presença de Dom José Luiz Majella, arcebispo de Pouso Alegre e presidente da comissão para liturgia no Regional Leste 2; Dom José Carlos de Souza Campos, bispo de Divinópolis (MG) e presidente do Regional Leste 2; e Dom Walmor de Oliveira Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB.
Motivados pela orientação dos assessores, incentivados pelos apelos dos representantes da Igreja no nosso Regional e no Brasil, alimentados pela rica convivência fraterna nestes dias em que fomos acolhidos no Convivium Emaús, firmamos como compromisso deste encontro a importância dos espaços comunhão e formação para seminaristas e clérigos recém-ordenados. Tais encontros reafirmam a unidade da Igreja e ao mesmo tempo revelam a sua bela diversidade, e nesta diversidade podemos aprender a dialogar com a nossa realidade e com o nosso tempo sem trair o Evangelho de Cristo. Quanto ao tema que abordamos neste encontro, em comunhão com o Papa Francisco, queremos destacar a importância da Iniciação Cristã como caminho, uma caminhada eclesial da qual os ministros ordenados e aqueles que se preparam para a ordenação têm de tomar parte. Assim nos recorda o Papa na Exortação Evangelii Gaudium “Anunciar Cristo significa mostrar que crer n’Ele e segui-Lo não é algo apenas verdadeiro e justo, mas também belo, capaz de cumular a vida dum novo esplendor e duma alegria profunda, mesmo no meio das provações.” (EG 167). Também o Papa Bento XVI, na Encíclica Deus Caritas Est afirma que: “Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo.” (DCE 1). A verdadeira iniciação cristã passa pelos ritos, e estes são sinais visíveis de uma realidade maior e salvífica, entretanto a força que atua na iniciação cristã vem, fundamentalmente, do encontro com Cristo. Ser iniciado na vida cristã é mergulhar no mistério do plano de salvação, e ali, pela vivência sacramental e comunitária, criar raízes, tomar forma, passar de Imago Dei para Imago Christi. Reconhecemos a necessidade e vamos buscar qualificar nossa própria experiência de encontro e intimidade com o Senhor, Morto e Ressuscitado. Assumimos que a responsabilidade primeira de fazer com que as pessoas façam este processo é nossa, pela radical configuração a Cristo que já temos ou buscamos pelo sacramento da Ordem, somos mistagogos, aqueles que devem introduzir os irmãos no mistério. Ora, só podemos transmitir e conduzir a este mistério se constantemente experimentamos e somos renovados por este mistério. Por isso, nos comprometemos a zelar para que nossa vida de oração, nosso esforço pastoral, sejam testemunho para aqueles que Deus nos confiar. Desejamos assim ser agentes de mudança dos paradigmas pastorais, visto que estamos em um contexto de profundas e constantes mudanças, que nosso testemunho e prática nos ajudem a despertar nossas comunidades para o encontro com Cristo, enraizar o sentido de nossa vida nele, e assim possamos todos peregrinar na mesma direção, fazendo com que o Reino de Deus se torne visível neste mundo.
Rogamos a intercessão da Virgem da Piedade, aquela que recebeu aos pés da cruz o verdadeiro testamento da Caridade, que ela nos ajude no encontro com seu Filho, e que pelo nosso ministério Ele possa brilhar como luz que aponta o caminho em direção ao coração do Pai.
Fraternalmente,
Dom José Luiz Magela Delgado, arcebispo de Pouso Alegre – Presidente da Comissão de Liturgia do Regional Leste 2
Pe. Carlos Henrique Alves de Rezende
Pe. Daniel Menezes Fernandes
Diác. Adriano Mendes de Pinho
Alexandre Alves Caetano – Diocese de Luz
Sem. Alexandre Pereira Gomes
Anderson Ribeiro dos Santos
Pe. Antônio Valdeir Duarte de Queiroz
Bruno dos Santos Moreira
Sem. Bruno Ferreira Firmino
Cássio Zacchi Lima Simões
Pe. Cristian Vieira Batista
Dener Evangelista Barbosa de Sales
Denis de Oliveira
Douglas Hilário Vieira
Douglas Pereira Paul
Felipe Carvalho de Macedo
Felipe Hector de Oliveira
Felipe Mateus da Silva
Pe. Fernando Acácio de Oliveira
Diác. Fernando Lima Almeida
Flávio Henrique Ribeiro
Flávio Nogueira Cunha
Pe. Gerson Aristóvio de Carvalho
Gilmar Aparecido de Oliveira Almeida
Hiago Henrique de Sousa Fonte Boa
Ismael Rodrigues de Oliveira
Ivan de Souza Carvalho
Jamerson Almeida Silva
João Carlos Ventura de OliveiraPe. João Victor Melo Martins
Jonathan Costa Rocha
Pe. Jorge Wilson Carvalho Fonseca
José Cícero Santos da Silva
Julio Cesar dos Santos Junior
Kayo Cerqueira de Paiva
Leandro de Senna Monaia
Leandro Gomes Portugal
Leonardo Sérgio Rosa Carvalho
Lucas Alerson de Sousa
Diác. Lucas Moreira Reis
Diác. Ludugerio Rodrigues Almeida
Pe. Luis Gustavo de Oliveira
Marcio Paulino Arantes Junior
Márcio Rodrigo Mota
Marcus Vinicius Tertuliano Ribeiro
Murilo Guedes França
Paulo Emílio Carneiro Xavier
Pedro Henrique Guimarães de Moura
Rafael de Oliveira Costa
Rafael Silveira Pires Xavier
Diác. Ricardo de Paula Vieira
Rodrigo Pacheco
Pe. Rogério Marques Diniz Gomes
Ronaldo Henrique Furtado
Sândalo Cesar Cordeiro
Saul Agripino da Silva Santos
Thairo Guimaraes Mesquita
Pe. Vanildo Paiva
Wilian Souza de Avelar
Fonte: Leste 2