O seminarista Vicente Henrique Alves Oliveira esteve no 20° Encontro Nacional da Pastoral do Surdo (ENAPAS) e 10° Encontro Nacional de Intérpretes Católicos (ENCICAT), realizados nos dias 19 a 22 de julho, em Manaus/AM.
O seminarista esteve no evento como representatividade religiosa com outros seminaristas, padres, bispos e religiosas.
Cerca de 70 pessoas, surdos e intérpretes, participaram dos encontros que tiveram como temática: “A Paz esteja conosco. Como o pai me enviou eu também vos envio (Cf. Jo, 20,21)” e o lema “A Pastoral do Surdo transmitindo a paz enviada pelo Pai”.
No evento houve palestras sobre estratégias para alcançar crianças, adolescentes e jovens surdos, a Sinodalidade, o protagonismo e o lugar da Pessoa Surda na Igreja, e os itinerários dos Intérpretes e dos Ministérios.
Foram aprofundados também documentos da CNBB, como as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil e o Regimento interno da Pastoral do Surdo.
Entre os temas abordados entre os intérpretes está a acolhida da Pastoral do Surdo, a responsabilidade do tradutor e do intérprete na Pastoral do Surdo e a transmissão da fé e a vivência dos ritos litúrgicos.