O seminarista da Diocese de Luz, Pedro Henrique Alaércio participou do 5º Congresso Missionário Nacional, realizado entre os dias 10 a 15 de novembro, na Arquidiocese de Manaus (AM).
A escolha da região Amazônica para receber o Congresso teve a intenção de descobrir novos caminhos de atuação missionária a partir da experiência evangelizadora da Igreja na Amazônia.
O congresso reafirma a opção preferencial pelos pobres, como Igreja em saída nas periferias existenciais e geográficas, celebrando a caminhada missionária da Igreja no Brasil.
O texto base do 5° Congresso Missionário Nacional apresenta os confins do mundo, que não se resume a territorialidade geográfica ou os extremos do mundo, mas aquelas comunidades empobrecidas, marginalizadas e muitas vezes dentro de casa se encontra um confim, com a falta do diálogo e o abandono. São estes os espaços que mais precisam de atenção e de uma rede missionária.
Participam do evento, representantes de 279 dioceses da Igreja no Brasil e 43 bispos dos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).