Seminarista Filipe Costa participa do 10º Formise Nacional e Nordeste

Início » Seminarista Filipe Costa participa do 10º Formise Nacional e Nordeste

A 10º Formação Missionária de Seminaristas (Formise) Nacional e Nordeste, foi realizar-se nos dias 01 a 05 de julho deste ano em São Luís (MA), teve como tema: “A alegria do Evangelho, anúncio, comunhão e missão”, e o lema “Ardia nossos corações quando Ele nos explicava as escrituras pelo caminho” (Lc 24,32).

O seminarista Filipe Costa esteve presente e representado a Diocese de Luz e também a província de Belo Horizonte/MG.

O encontro teve como objetivo intensificar a formação missionária dos seminaristas em vista de uma Igreja em saída na perspectiva da missão universal. Destinou-se a seminaristas de teologia e filosofia, diocesanos e religiosos. Durante o evento houve exposição e debates do tema, grupos de estudo, plenário e testemunhos missionários de seminaristas.

O 10º Formise Nacional e Nordeste esteve em sintonia com a Igreja no Brasil e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE 2015-2019) onde discutiram como primeira urgência: Igreja em estado permanente de missão. Também, partilhando as reflexões e propostas do 4º Congresso Missionário Nacional, onde colocaram a necessidade de intensificar a formação missionária nas Casas de Formação, tendo em vista o aumento do ardor missionário que brota do batismo.

A formação foi promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Organização dos Seminários e Institutos no Brasil (OSIB), o Regional Nordeste 5 e o Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA).