Início » Seminário Diocesano de Formação para Campanha da Fraternidade 2018 será em novembro

A Conferência Nacional dos Bispos – CNBB – já definiu o tema da Campanha da Fraternidade 2018O tema será Fraternidade e superação da violência, tendo como lema: Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8).

Com isso, a coordenação diocesana de Evangelização, padre Patriky Samuel já agendou o seminário de formação para a Campanha da Fraternidade 2018, com as lideranças, que será no dia 26 de novembro, a partir das 08h30, no Centro Comunitário Casa de Betânia ( Rua Maranhão, 06 – Bairro: Santa Eugênia), em  Lagoa da Prata.

A coordenação pede que a confirmação dos participantes devem ser feitas até o dia 23 de novembro por e-mail : [email protected] ou por telefone (37) 3421-9001, falar com Aline Borges.

A escolha do tema

Devido ao seu alto grau de complexidade, o tema violência foi discutido, refletido e aprofundado em um seminário realizado em 2016 na sede da CNBB em Brasília. Estavam presentes no dia do seminário, assessores das Comissões Episcopais da Entidade e representantes de diversos segmentos da sociedade civil que trabalharam diretamente com a temática da violência. De acordo com o Bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, “Esse encontro deseja ser uma ajuda, mesmo porque a temática é exigente. Ela tem muitos aspectos, tem muitas nuances, tem abordagens que necessitamos fazer diante da amplitude do tema”.tema da Campanha da Fraternidade 2018 também foi aprovado na reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB, realizado em setembro de 2016. O Bispo Dom Leonardo ressaltou que a violência está presente em vários segmentos da sociedade. Seja na rua, dentro de casa, pela condição social, pelo gênero, nos meios de comunicação e até na intolerância das palavras. “Toda violência exclui, toda violência mata”.

O tema será Fraternidade e superação da violência, tendo como lema Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8).

O sacerdote Antônio Xavier Batista, fez uma análise do que significa a violência e ainda refletiu a temática a partir do livro de Jonas. “Escolhi esse texto porque nele é possível encontrar vários elementos que ilustram os vários tipos de violência vividos pelo povo”, comentou o padre Antônio Xavier. Antônio também complementou sua fala dizendo que entende-se por violência qualquer ação contra a vida ou a sociedade que possa causá-las prejuízo ou destruí-las por completo. A Escritura conhece duas formas de violência: uma injusta (fruto da injustiça dos homens) e outra “justa” utilizada por uma causa justa ou por fim nobre como é o caso da legítima defesa.