Semana Santa marca paróquias da Diocese

Publicado em: 17 abril 2017
Bernadete Seixas

A Semana Santa foi marcada em todas as paróquias da Diocese de Luz. Durante todos os dias o povo participou de missas, procissões, reflexões, confissões, solenidade, vigílias e a grande festa da ressurreição.

 

Na quinta-feira celebra-se a missa dos Lava pés, onde retratam o mesmo que Jesus fez com seus discípulos, lavando os pés de cada um. Neste dia, as paróquias convidam os leigos que trabalham na igreja por meio das pastorais movimentos, representantes e lideranças das comunidades. Ainda na celebração há o momento em que os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão são convidados a renovar o ministério.

Na sexta-feira da Paixão, os grupos e os setores da juventude em grande parte são os responsáveis pelas encenações que marca a Paixão e Morte de Jesus Cristo na cruz por nós. Também na sexta-feira, muitos devotos peregrinam as estações da Via Sacra, revivendo os passos de Cristo.

No sábado de aleluia, é um dia de recolhimento, silêncio, penitência e oração. A Igreja mantém-se de vigília à espera da vitória do Senhor sobre a morte. Durante a celebração há a bênção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo, anunciando a Ressurreição do Senhor; a liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da salvação; a renovação das promessas do batismo; a Liturgia Eucarística, em que toda a humanidade é convidada a passar das trevas para a luz.

E no domingo, na maioria das paróquias além da Missa do Domingo de Páscoa  ocorre a Procissão da Ressurreição, que representa a caminhada alegre do povo que exulta e aclama o Cristo glorioso e imortal. As velas simbolizam a fé ardente no Cristo vivo, Senhor da História.