Semana Nacional discute valor da vida a partir da família

Início » Semana Nacional discute valor da vida a partir da família

No mês da Padroeira do Brasil, a Igreja celebra a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro. A atividade, promovida pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar entre os dias 1º e 8 de outubro, enfatiza que a vida é um dom de Deus e, por isso, deve ser defendida desde a concepção até a morte.

Em 2018, o tema gira em torno da família, que é sempre a principal destinatária da mensagem da campanha pró-vida. A reflexão “A fecundidade do amor na família” que, a princípio, pode parecer um tema fácil, necessita ser rediscutida, já que é na família que se cultivam os valores cristãos.

A exortação apostólica Amoris Laetitia, publicada pelo Papa Francisco em abril de 2016, é a grande fonte de inspiração das páginas do subsídio Hora da Família, produzido pela comissão e que serve para orientar os diversos grupos e paróquias na reflexão da semana. O Bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF), Dom João Bosco, enfatiza a escolha do documento: “Uma família bem constituída é, por si só, um espaço e uma escola de defesa da vida. A Amoris Laetitia abriu o baú de tesouros da família e iluminou até os recantos mais desafiadores, com farta luz do Evangelho”, destaca.

Dia do Nascituro

A Vida é presente de Deus!

O dia do Nascituro é celebrado em 08 de outubro. A palavra vem do latim nascituru, que significa “aquele que há de nascer”. A data celebra, então, o direito e a proteção à vida e saúde e tem como objetivo suscitar, nas consciências, nas famílias e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana, em todos os seus momentos.

Desde 2005, a Igreja realiza, entre os dias 1º e 7 de outubro, a Semana Nacional da Vida, instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).