Semana da Família e da Vida 2020 é celebrada nos dias 09 a 15 de agosto

Publicado em: 18 junho 2020

A Semana Nacional da Família neste ano de 2020 ocorre de 9 a 15 de agosto, tendo início no Dia dos Pais, data à qual é dedicado o primeiro dos sete encontros do livreto. No roteiro, sugestões de preces e uma oração que as finaliza, que poderão ser rezadas nas missas daquele domingo, aproveitando para destacar a abertura da Semana Nacional da Família. A proposta é que os encontros seguintes ocorram nas casas, se possível antes do almoço ou do jantar.

Para a quinta-feira, a proposta do 5º encontro é um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, se for possível, realizado nas paróquias. Como muitas comunidades e grupos talvez não tenham essa possibilidade, sugere-se que faça um momento com a Palavra de Deus. O assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB e secretário-executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, recorda o exemplo do Papa Francisco que celebrou neste ano o Domingo da Palavra, entronizando a Bíblia com “um belo gesto nessa direção”. O assessor explica que o roteiro ajudará a realizar a celebração “de modo sóbrio e bonito”.

Também com dimensão celebrativa e favorecendo a participação das crianças, os demais encontros buscam aprofundar a vocação da família como Igreja Doméstica. Nesse sentido, no contexto do mês vocacional, o material contou com a “colaboração generosa” da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Os sete encontros do Hora da Família Especial:

1. Celebração do Dia dos Pais
  2. Amados e Chamados por Deus
  3. Família e Matrimônio
  4. Família e Educação
  5. Hora Santa da Família
  6. Família e Compromisso com a Vida
  7. Eu e minha casa serviremos ao Senhor

Ao final do livro, é oferecido um boletim de apoio para a prevenção do suicídio, além de indicação de quatro passos para ajudar uma pessoa com este tipo de ideação.

O Hora da Família Especial da Semana Nacional da Família está disponível na loja da Pastoral Familiar e, em breve, estará disponível em aplicativo exclusivo.

Semana da Família na Diocese de Luz

“Neste mês vocacional, tempo privilegiado da evangelização é chegada a SEMANA DA FAMÍLIA. Este é um tempo de graça e de renovação, oportunidade de ouro para nossas famílias cristãs refletirem a grandeza e beleza de sua vocação divina de parceira de Deus na criação, e sua importância capital como lugar de serviço a Deus pelo cuidado e serviço da vida.

Assim que mesmo na imprevisibilidade do tempo de pandemia, não sendo possível realização de reuniões maiores de partilha, e nossas costumeiras e saudosas celebrações entre vizinhos e comunidades, temos de fazer o essencial: CELEBRÁ-LA EM FAMÍLIA.” (Dom José Aristeu)

EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR SEMANA DA FAMÍLIA E DA VIDA – 2020 Senhores Párocos e coordenadores de pastorais, este ano, nosso subsídio será eletrônico, você pode acessá-lo, imprimir ou acompanhar pelo smartphone.

É só clicar no link abaixo http://setorfamilia.com.br/sf/snf.htm