Semana da Família e da Vida – 13 a 20 de agosto

SEMANA DA FAMÍLIA E DA VIDA 2017 13 a 20 de agosto ATIVIDADES PROPOSTAS

1º dia – Sábado ou Domingo: ABERTURA, celebrando o dia dos pais. · Cada Paróquia ou Comunidade fará a Abertura a seu critério, com Celebração Festiva, Carreata, Caminhada (“Marcha da Família”), Shows, etc.

2º dia – 2ª feira: “Terço da família”, com a contemplação dos “Mistérios Gozosos”.

• Nas Comunidades. 3º dia – 3ª feira: Encontro para Grupos de Reflexão: Família: uma luz para a vida em sociedade. · Nos Setores, Comunidades e Grupos diversos (E.C.C., Movimento de Cursilhos, Conferências Vicentinas, Grupo de Oração, etc.)

4º dia – 4ª feira: “Ofício da luz” · Nos Setores, Comunidades e Grupos diversos (E.C.C., Movimento de Cursilhos, Conferências Vicentinas, Grupo de Oração, etc.)

5º dia – 5ª feira: Hora Santa da Família · Nas Comunidades e/ou na Matriz. 6º dia –

6ª feira: “Oração da Via Lucis” · Nas Comunidades e/ou na Matriz.

7º dia – Sábado ou Domingo: Festa da Família: FESTFAM · Realizar uma noite de atividade com testemunhos familiares que enfatizem a necessidade de as famílias serem missionárias; poderá ser celebrada uma missa, com Benção especial às Famílias e Renovação pelos Casais dos Compromissos do Sacramento do Matrimônio, seguida de confraternização, apresentações culturais e partilha de experiências.

• · Na Matriz. 2 – ORIENTAÇÕES PASTORAIS

1. Cada paróquia e cada comunidade terão sempre a devida autonomia e liberdade para celebrar a Semana da Família e da Vida, segundo sua própria realidade e obedecendo a um planejamento paroquial. É fundamental a articulação da Pastoral Familiar com as demais Pastorais, Movimentos e Serviços afins para a promoção da Semana da Família e da Vida. Portanto, uma Comissão Paroquial, ou mesmo o Conselho Paroquial de Evangelização, (C.P.E.) poderá convidar representantes dos diversos seguimentos da Igreja que prestam serviço à Família para organizar a referida Semana.

2. Estas sugestões enquadram-se na tentativa de oferecer, o mais amplamente possível, subsídios que estejam sintonizados com a nossa realidade particular, como Diocese de Luz.

3. Acreditamos que a celebração da Semana da Família e da Vida possa ser potencializada no sentido de valorizarmos a família e a Vida, ao mesmo tempo em que confirmamos os propósitos vindos da nossa Diocese de Luz e de toda a Igreja no Brasil.

4. Que estas sugestões sejam acolhidas como pistas e dicas da ação evangelizadora, com vistas à unidade e à comunhão eclesial em nossa Diocese e não como um Roteiro definitivo de como celebrar a Semana da Família e da Vida nas Paróquias ou Comunidades.

5. O mais importante é que todas as Paróquias e suas Comunidades não percam essa preciosa chance de celebrar a Família e a Vida. Seja acolhendo uma orientação da Igreja no Brasil e também da nossa Diocese de Luz que, na 3ª. Assembleia traz como destaques a Família e a Juventude.

3 – SUGESTÕES E ORIENTAÇÕES COM RELAÇÃO À PROGRAMAÇÃO

1. Pastoralmente, temos de estar atentos a não limitarmos o conceito de Família ao conceito tradicional de pai, mãe e filhos. Pelo contexto atual, temos que ampliar nosso alcance e fazer o possível para incluir, nessas celebrações, as famílias em situação especial. Cada comunidade, com sua liderança, saberá a melhor maneira de proceder diante desse desafio.

1. · Na utilização do serviço radiofônico, onde for possível, haja um programa oficial para toda a Semana. · Se possível, utilizar o canal de TV regional, ex.: TV União, TV Oeste, TV Cidade, blogs, face book, WhatsApp etc.
  • Em cada dia, poderá haver breves palestras, programas de rádio, relacionados à Família e a Vida e seus desafios atuais. 3. Para o momento da Oração do Terço, na segunda feira, o coordenador ou dirigente deverá levar uma imagem da Sagrada Família ou Crucifixo, a Bíblia e um vaso. Solicitar aos participantes que tragam rosas para o encontro.

4. O Encontro de Reflexão, preparado para terça feira, poderá ser feito por grupos nos Setores e Comunidades ou por grupos diversos: E.C.C., Conferências Vicentinas, Grupo de Jovens, Grupo de Oração, etc. O coordenador ou dirigente deverá levar uma imagem da Sagrada Família ou Crucifixo, a Bíblia, um vaso de flores, fotos de família, uma vela grande e de 5 a 10 velas menores.

5. Para a quarta feira, sugerimos o ofício da Luz, o coordenador ou dirigente deverá levar um círio pascal (na falta dele uma vela maior), velas para todas as pessoas e Bíblia.

1. · Levar a Cruz com uma faixa de pano branco e uma vela maior, para guiar a procissão, cartazes que mencionam as estações, e com as palavras: Amor, fidelidade, respeito, fé. Pedir aos participantes que tragam suas velas para que possam fazer uma celebração iluminada.
  2. · Festa da Família: FESTFAM · Realizar uma noite de atividade com testemunhos familiares que enfatizem a necessidade de as famílias serem missionárias, seguida de confraternização, apresentações culturais e partilha de experiências. · Na Matriz.

Comissão Diocesana da Pastoral Familiar