Samonte: Círculo Bíblico comemora segundo aniversário com visitas missionárias

Publicado em: 30 janeiro 2017
Bernadete Seixas

No dia 29 de janeiro, o Grupo Círculo Bíblico da paróquia São José, em Santo Antônio do Monte, comemorou seu segundo aniversário e a data foi marcada com visitas missionárias nas comunidades rurais da paróquia em Santa Bárbara, Massaroca e Nossa Senhora das Vitórias e Espraiado Veloso.

Após, o grupo se reuniu para um momento de confraternização.

Atualmente, o pároco na paróquia São José é padre Gilson Ribeiro da Silva e como vigário paroquial padre José Pimenta.

O QUE É UM CÍRCULO BÍBLICO?

O Círculo Bíblico, também conhecido como grupo de reflexão,  é uma reunião de pessoas para refletir sobre as coisas da vida da comunidade: sua situação, seus problemas, suas conquistas… Utilizam a Bíblia para lhes ajudar a entender todos esses acontecimentos, que são colocados no grupo e se passam na comunidade.

Sua finalidade volta-se para a reflexão de temas da vida atual, colocados sob a forma de agir na visão de Jesus, ficando mais fácil ligar a vida atual de cada participante dos Círculos Bíblicos aos ensinamentos bíblicos. Levando-se em consideração que cada participante de um grupo de Círculo Bíblico conhece bem sua própria vida, sua maneira de agir nas diferentes situações que se apresentam em seu dia a dia, torna-se possível que qualquer pessoa possa participar de um Círculo Bíblico, ou mesmo coordená-lo, bastando conhecer a Jesus e seu maior ensinamento, o Amor ao Pai e ao Próximo.

Os temas semanais, apresentados pelos Círculos Bíblicos, levam a uma reflexão simples do Evangelho, aplicados aos fatos e atitudes do homem em relação a sua comunidade, a sua família e principalmente ao seu próprio relacionamento pessoal para com Deus Hoje. A Palavra de Deus será a luz para iluminar os passos do grupo, que serão conhecidos na medida em que a caminhada em grupo for se realizando. Por isso, é muito importante que, em toda reunião, se peça o auxílio do Espírito Santo. O grupo descobre as respostas às dúvidas, o que discutir e o que fazer para solucionar os problemas juntos, com o auxílio do Espírito Santo.

CARÁTER MISSIONÁRIO DO CÍRCULO BÍBLICO

O Círculo Bíblico é essencialmente missionário. Pelo fato de ser realizado na residência de um paroquiano, este se sente a vontade de convidar algum vizinho ou parente que esteja um pouco afastado da Igreja ou do próprio Deus e também pelo fato de seus componentes se reunirem fora do templo e atuarem fora do espaço comum da sede da comunidade. Os seus componentes são missionários da Palavra de Deus, pois a levam para os lugares onde se reúnem: prédios, lares, locais de trabalho, etc.

Mais fotos

Compartilhe com seus amigos: