Restos mortais do bispo bambuiense Dom Chaves será encaminhado para Cametá/PA

Início » Restos mortais do bispo bambuiense Dom Chaves será encaminhado para Cametá/PA
Os restos mortais de Dom José Elias Chaves Júnior será encaminhado para a Catedral de São João Batista, em Cametá, no estado do Pará, onde passou boa parte de sua vida pastoral em favor dos mais necessitados, tendo como lema “Evangelizar os Pobres”.

Na sexta-feira, 16 de agosto, em Bambuí, houve a exumação dos restos mortais de Dom José Elias Chaves Júnior, que será encaminhado para a Catedral de São João Batista, em Cametá, no Estado do Pará, onde passou boa parte de sua vida pastoral em favor dos mais necessitados, tendo como lema “Evangelizar os Pobres”.

No domingo,18, às 10h00, houve a celebração da Santa Missa, na Igreja da Medalha Milagrosa, presidida pelo bispo Dom José Aristeu, e concelebrada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, padre Antônio Carlos Ferreira Couto; pelo pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, padre Samuel Henrique Borges e pelos padres da Província Brasileira da Congregação da Missão, padre Elias Chaves dos Santos, CM; padre Francisco e padre Paulo.

Até nesta segunda-feira, 19, os restos mortais do bispo se encontram no Santuário de Nossa Senhora das Graças, com a Igreja aberta para a visitação no horário das 08h00 às 20h00.

Trajetória

José Elias Chaves Júnior, nasceu em 28 de abril de 1926 na cidade de Bambuí, no Estado de Minas Gerais. Filho de José Elias Chaves e Maria Avelina Chaves.

Em 1940, aos 14 anos, entrou para o seminário menor de Caraça, onde cursou o Ginasial e o segundo grau. Em 1946, fez o noviciado e os votos na Congregação da Missão no Seminário maior de São Vicente de Paulo, em Petrópolis (RJ), licenciado em Filosofia e Teologia. Dom José Elias teve em sua caminhada pastoral desde o seminário até o episcopado:

Ordenação Sacerdotal em 18 de outubro de 1953;

Recebeu a nomeação de bispo pelo Papa João Paulo II no dia 21 de maio de 1980;

Foi sagado bispo em 25 de julho do ano de 1980, na Matriz de Sant’ Ana, de Bambuí/ MG.

Seu lema Episcopal foi: EVANGELIZAR OS POBRES. Trazendo consigo o desejo de servir aos fiéis carentes desta porção do povo de Deus a ele confiada.

Chegada na Prelazia de Cametá/PA e assumiu em 24 de outubro de 1980.

Foi Presidente do Concelho Municipal de Saúde em Cametá de 1993 à 1997.

Bispo acompanhante da CPT do Regional Norte II.

Foi presidente do Regional Norte II da CNBB.

Representante do Regional Norte II no Concelho Permanente da CNBB.

Segue um trecho das palavras de Dom José Elias Chaves por ocasião da sua vinda a Prelazia de Cametá:

“Serei Bispo de todos e para todos, mas como vicentino e a grande opção preferencial da CNBB pelos pobres, serei principalmente Bispo dos pobres e para os pobres”.

Foi fundador do Seminário menor Padre Josimo, no bairro da Aldeia na cidade de Cametá. Assim quando em 2001, ainda como bispo emérito da Prelazia entregou a mesma aos cuidados de sucessor, Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, OAR. Relato do próprio Dom José Elias, que o clero secular diocesano já contava com 10 padres, e ainda deixou no seminário maior São Gaspar, em Belém, sete ou oito seminaristas maiores pertencentes à Prelazia de Cametá.

Renunciou ao múnus pastoral no dia 29 de setembro de 1999, por limite de idade, em conformidade com o Código de Direito Canônico.

Ficou na condição de bispo emérito, residindo parte do tempo em Cametá e Tucuruí (onde até hoje existe padres lazaristas).

Assim por motivos de saúde Dom Elias voltou para Minas Gerais, mas ainda pensava em retornar para ser missionário nesta região, mais pelos desígnios de Deus isso não foi possível, no ano 1999 veio a falecer, no dia 31 de outubro de 2006 em sua cidade Natal.