Responsáveis pela formação de agentes da Pastoral Familiar se reuniram em Brasília
A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar realizam até domingo (3), o I Encontro do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (Inapaf), em Brasília (DF).
O encontro reuniu os coordenadores ou responsáveis pela formação de agentes nos 18 regionais da CNBB. Ao todo, cerca 80 agentes de pastoral participaram da primeira formação nacional que abordaram respectivamente, a reflexão a respeito da função do assessor da Pastoral Familiar e o conhecimento da realidade dos Núcleos de Formação e Espiritualidade.
Além disso, foi realizado um panorama geral do Instituto, das atividades da Secretaria Executiva Nacional (Secren), da realidade dos Núcleos de formação e espiritualidade (NFE) dos regionais; um panorama atual e os principais objetivos do Inapaf para o biênio 2018 – 2019; e uma apresentação atualizada dos Módulos da Fase 1 do Inapaf.
“ Toda a pastoral se renovou a partir da exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia (sobre o “Amor na Família”) do Papa Francisco. Então, é preciso que os agentes estejam atualizados e afinados com essa linguagem e, ao mesmo tempo, preparados para enfrentar as situações que se vive atualmente”, destacou.
Para o bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, o encontro será um momento para que os agentes de pastoral possam conhecer os materiais que foram renovados.
O encontro teve com proposta ampliar o número de multiplicadores devidamente qualificados e certificados pelo Inapaf “para o bom cumprimento de do mandato missionário: ‘Ide e evangelizai!’”.
A Diocese de Luz esteve representada pelos agentes da Pastoral Familair: padre Aguinaldo Gualberto Pires e os coordenadores diocesanos, Ênio Cardoso e Maria Aparecida Cardoso.
Fonte: CNBB