Representantes da Diocese participam do curso de especialização em Catequética do Regional
Desde o dia 07 de janeiro, domingo, os representantes da Diocese de Luz, padre Denison Costa ( Paróquia São Vicente de Paulo/Bom Despacho), Cinicéri Rodrigues ( Paróquia Santo Antônio/Piumhi), Luiz Henrique Coutinho (Paróquia São Vicente de Paulo/Bom Despacho), Ana Cláudia (Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Pains) e João Paulino (Paróquia Santa Rosa de Lima/Santa Rosa da Serra) estão participando do Curso do IRPAC (Instituto Regional de Pastoral Catequética) – Especialização em Catequética do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
A especialização é realizada na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte e encerra no dia 17 de janeiro.
O curso tem por objetivo qualificar catequistas e coordenadores de catequese para a formação e dinamização do processo de Iniciação à Vida Cristã nas comunidades, paroquias e (arqui)dioceses onde atuam.
A programação do curso está dividida em 4 módulos, com uma carga horária de 460 horas/aula. A proposta é abordar o cultivo da espiritualidade, da cultura do encontro e do dialogo, por meio de acompanhamento pessoal e de uma metodologia participativa e orante, que leva à experiência de fé adulta.
O curso é direcionado a catequistas, coordenadores de catequese, padres, religiosos(as), padres e seminaristas que já possuem experiência no ministério catequético.
Formação para novos coordenadores paroquiais de catequese
Neste ano o IRPAC oferece uma nova modalidade de curso, a Formação para novos coordenadores paroquiais de catequese.
O objetivo é oferecer orientações concretas para o processo de Iniciação à Vida Cristã nas comunidades e paróquias, através de uma catequese querigmática e mistagógica (EG 163-168). E propor a novos coordenadores da catequese caminhos possíveis para uma catequese vivencial e criativa, atenta à realidade das novas gerações.
A coordenação diocesana normalmente leva um ano para preparar novos coordenadores de catequese e o curso visa oferecer uma formação intensiva e aprofundada, aproveitando o período do IRPAC, com uma carga horária de 42 horas/aula.
Para participar o cursista precisa ter experiência catequética, ao menos 2 anos, na catequese e ter o ensino Fundamental.