Representantes da Diocese de Luz participaram do Simpósio Provincial da Pastoral Familiar

Publicado em: 5 setembro 2016

Nos dias 03 e 04 de setembro, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, foi realizado o Simpósio Provincial da Pastoral Familiar, com o tema “Educação Formal e Educação na Fé”, que teve, por finalidade, despertar nas famílias a séria responsabilidade na educação da prole, conforme nos diz o Papa Francisco na Exortação Apostólica Amoris Laetitira (AL 07, 16, 84 e 85).

O assessor da Pastoral Familiar, do Regional Leste 2, padre Marcelo Adriano Ribeiro que também é pároco na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Pimenta, e os coordenadores da Pastoral Familair, Ênio José Cardoso e Maria Aparecida Resende Cardoso, também estiveram participando e representando a Diocese de Luz.

Ainda estiveram presentes 180 pessoas, sendo agentes de pastoral, catequistas e educadores, vindos de todas as dioceses da Província de Belo Horizonte. Também se fizeram presentes os assessores da Pastoral Familiar em três âmbitos: diocesano, regional e nacional; são eles: padre João Luiz, da Diocese de Divinópolis; padre Marcelo Adriano, do Regional Leste 2; e padre Jorge Alves, Assessor Nacional da Comissão Vida e Família da CNBB.

Para a coordenadora da Pastoral Familiar na Diocese de Divinópolis, Sônia Rabelo e seu esposo Binho, o tema surgiu de acordo com o desafio que as famílias têm na educação formal e na fé dos filhos.

Com uma programação intensa, o Simpósio iniciou na tarde do sábado, com a palestra de Dom José Carlos. Ele abordou o tema “Educação Cristã – Orientações Catequéticas para uma Igreja em saída”. Em sua fala, o bispo de Divinópolis ressaltou a importância do Simpósio. Ainda, segundo ele, o simpósio é um lugar de pensar grande e com seriedade, e de enxergar como tratar o trabalho com as famílias.

O simpósio também contou com palestras do professor Ivan Ribeiro, do casal André Parreira e Karina Parreira, do padre Amarildo e do arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Moreira.

O simpósio foi encerrado com o almoço, por volta das 13h00.

A Província de Belo Horizonte é composta pelas dioceses de Divinópolis, Sete Lagoas, Oliveira, Luz e pela Arquidiocese de Belo Horizonte.

Fonte: Comunicação da Diocese de Divinópolis -Túlio Veloso