Regional Leste 2 realiza formação sobre gestão eclesial e Diocese de Luz marca presença

Publicado em: 27 junho 2018

O Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizou nos dias 25 e 26 de junho, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG) o primeiro encontro regional de formação para ecônomos, contadores, advogados, secretários(as) diocesanos(as) e representantes de organizações religiosas.

O evento reúne 120 participantes entre bispos, leigos(as), padres e religiosos(as) com o intuito de formar e compartilhar experiências nas áreas contábil, financeira, jurídica, patrimonial e trabalhista e apresentar estratégias para a melhoria da gestão nas instituições eclesiais, de acordo com a exigências do governo.

A Diocese de Luz foi representada pelo ecônomo monsenhor Wellington Costa, o coordenador de Pastoral, padre Patriky Samuel, padre João Alisson do Carmo, padre Valter Gonçalves, a secretária geral da Cúria, Aparecida Raposo e a contadora Isabel Araújo.

O encontro contou com as assessorias dos advogados, Dra. Vera Maria Barbosa Costa, com a palestra “Reforma trabalhista e os efeitos na Igreja” e Dr. Hugo Sarubbi Cysneiros, com o tema “Organizações religiosas: temas jurídicos e administrativos” ambos assessores jurídicos da CNBB.

As palestras relacionadas aos aspectos, financeiros, contábeis e gestão do economato foram ministradas pelos diretores do Instituto Axis, Márcio de Souza Moreira e Adilson Souza. Na manhã da quarta-feira, o bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Edson José Oriolo dos Santos, falou aos participantes sobre Gestão Paroquial para uma Igreja em Saída.