RCC cria semanalmente material de formação: Lectio Divina

Início » RCC cria semanalmente material de formação: Lectio Divina

Lectio Divina” significa Leitura Divina em latim. É uma prática antiga que nos ensina a ler, meditar e viver a Palavra de Deus. A história nos diz que foi o Beato Guigo, o cartuxo, que escreveu os “estágios mais importantes” dessa maneira de meditar na palavra. Não é uma oração que tem regras fixas, mas algumas etapas importantes que nos guiarão para um encontro com a mensagem pessoal de Deus para nós através da Sagrada Escritura.

Estes estágios são quatro: Lectio, ou leitura, da Palavra de Deus; a meditação do que lemos; a oração (que é o momento em que entramos em diálogo com Deus) e, finalmente, a contemplação, um estágio em que nos abandonamos a pensamentos sagrados. É o estágio em que deixamos para trás nossos próprios pensamentos e estamos preparados para ouvir a voz de Deus que fala dentro de nós.

A Lectio Divina pode ser feita individualmente ou em grupo. É por causa disso que a estrutura torna-se necessária. ” (Fonte: site Amiguinhos de Deus).

Deixaremos para você nos próximos dias maneiras de realizar essa meditação. Isso, com certeza, ajudará no crescimento do seu relacionamento com Deus.

1ª prática da Lectio Divina

2ª prática da Lectio Divina