Questões socioambientais marcam a tarde da Assembleia Anual CONSER Leste 2

Publicado em: 5 junho 2019

A programação da Assembleia Anual CONSER do Regional Leste 2 segue promovendo momentos de reflexão e partilha entre os 35 (Arce)Bispos presentes e também entre os Coordenadores Diocesanos de Pastoral. Na tarde da terça-feira, 04, os participantes tiveram a oportunidade de contemplar a beleza natural do jardim e da horta da Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte.

Momento em que foi-se exposto a importância de realizar atividades pensando coletivamente, para que as ações não afetem o ecossistema de maneira negativa. Para promover maior reflexão sobre o tema, duas questões foram propostas para discussão entre os grupos separados por Províncias Eclesiásticas, sendo:

1.Quais são as questões socioambientais em sua Igreja Particular? O que sua (arqui)diocese tem realizado diante dessa situação?

2.Que luzes teológicas e pastorais nos oferecem a Laudato Si para promovermos a ecologia integral? (Recordem a experiência dessa manhã. Leiam também a síntese da Laudato Si sobre a implantação de empreendimentos de impacto ambiental.

As Províncias Eclesiástica apresentaram uma síntese das respostas a todo o grupo e partilharam experiências bem sucedidas no plenário. Dentre algumas respostas, pode-se destacar as questões socioambientais que as (Arqui)Dioceses tem promovido em decorrência do rompimento de barragens, a contaminação das águas nos rios de água doce e a falta de se trabalhar a consciência ecológica em um cenário que boa parte da população não tem conhecimento.

O bispo de Luz Dom José Aristeu e o coordenador de Pastoral estão presentes e participando do CONSER, em Belo Horizonte.

Visita a Brumadinho

A quarta-feira (05) será marcada por uma visita, na parte da tarde, a cidade de Brumadinho (MG), no qual os (Arce)Bispos promoverão um momento de oração a toda a comunidade.

Fonte: CNBB Leste 2