Publicação ajuda a compreender o que fazer, no Brasil, para reforçar o Pacto Educativo Global

Publicado em: 11 fevereiro 2020

No último dia 31 de janeiro, no lançamento do projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, pelo Pacto Educativo Global”, foi lançada a publicação “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global”, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC).

A publicação, segundo dom João Justino de Medeiros Silva, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB e um dos coordenadores do projeto, tem o objetivo de incentivar e subsidiar a realização, na Igreja no Brasil, das atividades de reflexão sobre o Pacto Educativo Global, a fim de envolver a sociedade brasileira neste momento importante para a educação.

O subsídio tem um conjunto de orientações para que comunidades, escolas, universidades, organismos e dioceses possam percorrer um caminho de reflexão e aprofundamento sobre o Pacto. A publicação apresenta também os vários documentos do Magistério da Igreja que tratam do tema da educação e as estratégias e ações que integram o itinerário de vivência e de partilha, no Brasil, em preparação à celebração desse Pacto.

Na publicação, quem deseja organizar ações do Pacto no Brasil poderá acompanhar a agenda de ações que prevê a realização de um Seminário Nacional de Educação, a sensibilização sobre o “Pacto Educativo Global” na 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que ocorrerá em abril, em Aparecida (SP), uma plataforma digital para partilha de projetos e práticas educativas na perspectiva do Humanismo Solidário e da ecologia integral, proposta pela encíclica Laudato Si, e projetos da “Aldeia que educa”, audiência pública em Brasília e lançamento de vídeo institucional.

O subsídio com orientações gerais sobre o pacto pode ser baixado aqui: A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global”.

*Por CNBB Nacional

Compartilhe com seus amigos: