Programação da Semana Santa em Abaeté fará parte do ICMS Cultural

Início » Programação da Semana Santa em Abaeté fará parte do ICMS Cultural

As celebrações da Semana Santa em Abaeté foram registradas junto ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), para integrar um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural e ao turismo da fé no estado.

A secretária municipal de Cultura de Abaeté, Vera Arruda, está enviando dados, imagens, vídeos e documentos ao governo estadual, comprovando a legitimidade da manifestação para a história e cultura do nosso estado. “Abaeté está alinhada com as políticas estaduais de cultura, turismo e gestão de patrimônio cultural, podendo participar de iniciativas regionais e estaduais que favoreçam a economia criativa, a geração de renda e a qualidade de vida da comunidade”, acredita Vera.

O grande destaque das celebrações da Semana Santa este ano em Abaeté foi a encenação da Paixão de Cristo, realizada dia 07 de abril, na Praça da Prefeitura, numa promoção conjunta das paróquias Nossa Senhora do Patrocínio e Bom Pastor. “A encenação é uma forma de vivenciarmos mais profundamente a espiritualidade da Paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é razão e centro da nossa fé”, ressalta o ministro da Eucaristia, coordenador da Pastoral da Comunicação (Pascom) na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, Netinho Vilela. Ele coordenou o grupo de voluntários que se dedicou ao máximo nos ensaios, para emocionar e levar o público a uma reflexão sobre Jesus.

Este ano, a encenação contou com apoio do ator e dramaturgo Brenu Melgaço, fundador da Escola de Artes Cidade Menina. “Dentro deste grupo encontrei pessoas providas de grandes dons artísticos, generosas e muito entregues, com uma paixão pura pelo que propõem, e isso é de uma imensa nobreza”, declara, muito satisfeito por ter contribuído com o repasse de recursos técnicos à tradicional encenação.

Créditos – Texto e reportagem: Cristiane Ribeiro (NossoJornal.TV)

Fotos e Filmagem: Geraldo Oliveira