Prefeitura de Luz intensifica preparativos, para receber os visitantes, no Jubileu da Diocese
Em 2018 a Diocese de Luz celebra o seu centenário com muita fé, devoção e alegria. Diversos eventos estão sendo realizados desde o ano passado em virtude deste grande acontecimento religioso, cultural, histórico e turístico.
Com o início dos preparativos para o centenário, a cidade de Luz tem sido o centro das atenções em diversas comemorações e homenagens recebidas pela Diocese em todo o estado de Minas Gerais, o que valoriza, além da fé dos católicos, a cultura, a história e o turismo na cidade.
Em virtude da grande festa, a Prefeitura de Luz iniciou diversas obras nos bens histórico e na Praça da Catedral, onde no dia 8 de julho será realizada as comemorações dos 100 anos da Diocese, onde são esperadas cerca de 5 mil pessoas de todo o Brasil.
Além da Praça da Catedral, foram contemplados na reforma: o Monumento São Rafael, a Catedral Diocesana, o Palácio Episcopal e o Centro Cultural (Cinelux).
Na cidade também estão sendo realizados as seguintes melhorias;
– Limpeza e reforma do calçamento da Praça da Catedral;
– Reforma do Monumento Nossa Sra. da Luz;
– Realocação do Monumento Dom Manoel;
– Jardinação dos canteiros do Monumento São Rafael e Palácio Episcopal;
– Troca da iluminação da Praça da Catedral;
– Pintura de postes de iluminação;
– Reparos e substituição de bancos danificados da praça;
– Instalação de iluminação externa no Palácio Episcopal;
– Recuperação de meio-fio e canteiros da praça;
– Recuperação da tubulação de gás da pira do Monumento Nossa Sra. da Luz
– Manutenção hidráulica e forro de gesso do Centro Cultural Maestro José Botinha Maciel.
Os serviços realizados, seguiram os trâmites legais, sendo todos aprovados em reunião do Conselho de Cultura do Município de Luz e as despesas correm por conta dos recursos do ICMS do Patrimônio Cultural.
Segundo o responsável pelo Setor de Cultura da Prefeitura e presidente do Conselho de Cultura do Município de Luz, Fabricio Camargos: “O centenário da Diocese, possui uma forte conotação cultural e histórica, pois a partir da criação da Diocese, surgiu a cidade de Luz, gerando uma responsabilidade de todos os luzenses em receber bem os nossos visitantes. ”
As obras seguem a todo vapor e têm previsão de serem entregues até o dia 8 de julho.
Palácio Episcopal ganha iluminação externa
O prédio histórico da Palácio Episcopal, hoje o Centro de Memória da Diocese de Luz, também foi beneficiado com uma nova iluminação externa. A ação foi por parte da Prefeitura de Luz, com o prefeito Ailton Duarte e do Conselho Municipal Deliberativo do Patrimônio Cultural de Luz, por meio do senhor Fabrício Camargos e a todos os envolvidos.
Fonte: Site Prefeitura de Luz