Por que fazemos abstinência de carne na Quaresma?

Início » Por que fazemos abstinência de carne na Quaresma?

abstinência de carne e o jejum são formas de penitência orientados pela Igreja para recordar o amor de Cristo, que morre na Cruz por nós. Para o Missionário Redentorista, padre Luiz Carlos de Oliveira, muitos fiéis faziam abstinência de carne pensando que, evitando a carne, seria mais fácil vencer os vícios.

? Como fazer um jejum que agrade a Deus?

“A abstinência de carne é um costume generalizado entre muitas religiões. Esta prática é entendida de diversos modos. Alguns pensam que no ser humano, carne e espírito como opostos. É o princípio dualista. Procura-se eliminar o que é carnal para desenvolver a parte espiritual. É o princípio do bem e do mal. Pode-se também lembrar essa identificação da carne humana como geradora do mal, do pecado. Coibindo o uso da carne, dominamos os instintos carnais e assim se eleva o espiritual. Passou-se então a desprezar tudo o que é humano como animalesco em função da beleza do espiritual”, afirmou.

? Quando termina a Quaresma?

Padre Luiz Carlos explica que Jesus não pensou assim e ensinou a unidade do espiritual e do material. “O ser humano é matéria, mas é também espiritual. Não em oposição, mas na mútua complementariedade. Falamos de ressurreição da carne. A carne, nosso modo de existir, faz parte do projeto amoroso de Deus para a felicidade das pessoas. Não podemos negar as tendências ao mal. As tentações existem. Não basta só abster-se de carne. Ela é um aspecto simbólico de tantos males dos quais temos que nos abster”, completou.

O Missionário Redentorista lembra que a Igreja do Brasil propõe que todas as sextas-feiras do ano, sejam dias de penitência, e que pode também não se comer carne como penitência.

Qual a diferença da abstinência de carne e do jejum?

Padre Luiz Carlos nos ensina que o jejum é mais amplo que a abstinência de carne. É praticado por opção da pessoa nos outros dias que não são de obrigação. Atualmente, nas normas da Igreja, o jejum é obrigatório somente na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa.

“Jesus criticou muito o jejum feito para aparecer, sem uma vida coerente de justiça e caridade. O jejum tem um sentido espiritual e não somente uma prática de tratamento do corpo, o que pode ser beneficiado. O jejum religioso é prática antiga entre os judeus e os cristãos. Não adianta tirar a comida se não tiramos a gordura que pesa nosso coração”, afirmou.

? Como viver a Quaresma como tempo de misericórdia?

shutterstock
O jejum tem um sentido espiritual e não é somente uma prática de tratamento do corpo.

De acordo com padre Luiz Carlos, o jejum é um remédio muito bom para nos equilibrar no relacionamento com as coisas criadas. É preciso saber dominar-se diante das coisas boas, para que não se tornem perigosas. “Comer é bom, mas com o equilíbrio. Enquanto há no mundo os que passam fome, há os que exageram na comida. Pior ainda é o desperdício que ofende o ser humano necessitado”.

O sacerdote lembra que não podemos ser escravos dos bens materiais, pois colocaremos Deus de lado, perdendo assim a harmonia que deve haver em nosso ser humano e espiritual.

“A prática do Jejum imita os 40 dias de Jesus no deserto. Ali se preparou para sua missão. Quem sabe, nas decisões de nossa vida, não fosse bom prepará-la com o jejum e a oração.  A liturgia deste tempo fala muito de jejum, mas não vejo que ele aconteça. Quem sabe devamos repensar seu sentido e seu uso”, completou.

Abstinência e o Direito Canônico

Direito Canônico diz que “consiste na escolha de uma alimentação simples e pobre“. Segundo o documento, a tradição da Igreja indica a abstenção de carne, pelo menos nas sextas-feiras da Quaresma.

A obrigação começa aos 14 anos e se prolonga por toda a vida. Grávidas que necessitem de maior nutrição e doentes que, por conselho médico, precisam comer carne, estão dispensados da abstinência, bem como os pobres que recebem carne por esmola.

Fonte: A12