Por que celebramos hoje a Solenidade do Sagrado Coração?

Início » Por que celebramos hoje a Solenidade do Sagrado Coração?

Foi um pedido explícito do próprio Jesus em aparição: entenda como é definida a data, já que esta solenidade não cai em um dia fixo do mês

primeira sexta-feira depois da oitava de Corpus Christi: esta é a data em que a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

A data é um pedido explícito do próprio Jesus em suas aparições a Santa Margarida Maria Alacoque em junho de 1675:

“Peço que na primeira sexta-feira depois da oitava de Corpus Christi seja celebrada uma festa especial em honra do Meu Coração e que nesse dia se comungue para pedir perdão e reparar os ultrajes por Ele recebidos durante o tempo em que permaneceu exposto nos altares. Eu te prometo que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências do Seu Divino Amor sobre todos os que Lhe tributarem esta divina honra e a promoverem”.

De fato, juntamente com o sacerdote jesuíta São Cláudio La Colombière, que era seu diretor espiritual, Santa Margarita Maria Alacoque passou a promover com fervor as mensagens do Sagrado Coração de Jesus.

ST MARGARET MARY ALACOQUE

Lib-Art.com/Wikimedia

Os Papas e o Sagrado Coração de Jesus

• Em 1856, o Papa Pio IX estendeu a festa do Sagrado Coração de Jesus a toda a Igreja.
  • Em 1899, o Papa Leão XIII publicou a encíclica Annum Sacrum, sobre a consagração da humanidade ao Sagrado Coração de Jesus, realizada no mesmo ano.
  • Em 1928, o Papa Pio XI publicou a encíclica Miserentissimus Redemptor, sobre a reparação ao Sagrado Coração.
  • Em 1956, o Papa Pio XII publicou mais uma encíclica sobre esta devoção, a Haurietis Aquas.
  • Durante o seu pontificado, o Papa São João Paulo II em seu pontificado estabeleceu ainda que, na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, seja também celebrado o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.

Fonte: https://pt.aleteia.org/