Pimenta: 23 coroinhas são admitidos na Paróquia N. S. do Rosário

Publicado em: 9 agosto 2016

No domingo 17 de julho, durante a Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Pimenta, o pároco padre Marcelo Adriano admitiu 23 coroinhas para o ministério.

O Ministério dos Coroinhas foi designado para crianças a partir de 09 anos e ambos os sexos. O serviço de coroinha deve buscar sempre a alegria e a disposição, o contato fraterno e amigo, o respeito e a dedicação às coisas sagradas.  Os novos coroinhas foram preparados por Gustavo Macedo.

O que é ser coroinha

Desde uma tenra idade estes adolescentes são convidados a doar tempo da sua vida em testemunhar Jesus Cristo e viver em intimidade com Ele no serviço ao altar, nas celebrações eucarísticas. São convidados a dar testemunho da sua missão também na família, na escola, no grupo de catequese e assim por diante.

Ser coroinha é algo muito importante, pois se presta um serviço à Igreja, ao sacerdote e, principalmente, a Deus. O coroinha ou a coroinha ajudam o padre a celebrar a missa e outras cerimônias da igreja, em toda a sua liturgia.

O dia 15 de agosto é comemorado o Dia do Coroinha.

Responsabilidade dos Coroinhas

1.- Participar das reuniões; missas e demais compromissos assumidos.

2.- Seja pontual.Chegue a tempo para as reuniões e celebrações.

3.- Seja organizado.Esteja sempre limpo, cabelo penteado e presos, calçados e roupas bem arrumados.

4.- Seja cuidadoso com as coisas da igreja e do altar.

5.- Trate dos paramentos e objetos litúrgicos com respeito como objetos destinados ao culto divino.

6.- Seja humilde e preste atenção ao que lhe for ensinado.

7.- Durante os atos litúrgicos evite conversas, risos ou brincadeiras (durante as celebrações evitar circulações no presbitério).

8.- Cultive o gosto pela oração e leia um trecho da Bíblia cada dia.

9.- Dedique-se ao estudo da liturgia,a fim de celebrar cada vez melhor.

10.- Observe o silêncio na igreja e na sacristia. E mantenha a concentração, principalmente antes de começar o ato litúrgico.