Centenas de fiéis leigos, religiosos e sacerdotes, vindos de todas as paróquias da Diocese de Luz, se reuniram no domingo, 29 de dezembro, em Luz, para a Abertura Solene do Jubileu 2025. A cerimônia presidida pelo bispo diocesano, Dom José Aristeu Vieira, marcou o início do Ano Jubilar na Diocese de Luz.
A cerimônia iniciou com a concentração do povo de Deus no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, às 15h, onde iniciaram os primeiros ritos. Foi realizada a acolhida dos fiéis, a proclamação do Evangelho e a leitura da Bula do Jubileu Ordinário do ano 2025 “Spes non confundit”, seguida da caminhada com a Santa Cruz.
Uma orante e contagiante peregrinação seguiu pela Rua Coronel José Thomás até o adro da Catedral Diocesana Nossa Senhora da Luz. Junto à porta principal da Catedral e empunhado com a Santa Cruz, Dom José Aristeu Vieira exortou a todos sobre o maior sinal da esperança cristã.
Com a entrada dos fiéis na Catedral Diocesana, os ministros ordenados aspergiram todos com a água batismal, recordando a filiação divina e o compromisso missionário de cada peregrino. Em seguida, seguiu-se a Santa Missa com a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística.
Na sua homilia, Dom José Aristeu orientou à Família Diocesana que o Jubileu da Esperança nos provoca a fazer dois movimentos importantes. “O primeiro movimento é para dentro de si mesmo, para que tenhamos nossa esperança e ânimo revigorados, implorando a graça da misericórdia em nosso coração. O segundo movimento é para fora, no ambiente comunitário, para que sendo peregrinos de esperança alcancemos aqueles que estão desolados, solitários e na margem da caminhada”. Reforça Dom Aristeu.
Ao final da celebração foi realizado o envio dos “Missionários da Misericórdia” e a entrega da “Vela Jubilar” para cada Forania, onde foram instituídas as demais Igrejas Jubilares.
Para estudo e reflexão orante nas comunidades, movimentos e pastorais, Dom José Aristeu convida todos a lerem a Carta Pastoral “Alegres na Esperança” Rm. 12, 12. O documento disponível no site da Diocese de Luz traz as principais orientações sobre o Ano Jubilar.
























