Pastoral Vocacional e SAV

Assessor diocesano: Pe. Marco Túlio Gomes Pereira

Fone:  (37) 3541-1446

E-mail: abaete.pnsp@diocesedeluz.org.br

Assessor diocesano: Pe. Rodrigo Carvalho Leão

Fone:  (37) 9 9116-1159

E-mail: rodrigoleao120183@gmail.com

 

Vocação é obra de amor de Deus. As pessoas chamadas são dons que Deus concede à sua Igreja e à humanidade. A vocação é um sinal do amor de Deus para toda a humanidade. Devemos nos sentir pessoas chamadas por Deus porque Ele nos ama e ama a todos indistintamente.

Deus chama a todos indistintamente! Todos têm vocação, mas o sujeito da vocação, quem escolhe e chama, sempre é Deus. É Ele quem sempre toma a iniciativa.

A vocação é uma missão conferida por Deus. Não é casualmente, capricho, mérito, privilégio… A vocação é “minha”, mas não é para mim, é para a Igreja e para o mundo.

A missão surge de uma necessidade. Não havendo a necessidade, não há por que existir a missão (cf Gn 2,5 – Qual a necessidade? Qual a Vocação? Pode ser realizada só por uma pessoa?). Limpamos a casa quando está suja… Não estando suja, não há necessidade de limpá-la. Necessidades clamam por vocações e as vocações clamam por ministérios, isto é, vocações organizadas e articuladas com outras vocações. Uma vocação precisa das outras vocações. Toda vocação está a serviço da comunhão na Igreja.

Deus chama através de mediações (acontecimentos, fatos, pessoas…). Cabe a cada pessoa vocacionada entender com sabedoria as mediações e também ir além delas.

O chamado à existência, à vida humana, é nossa primeira vocação. Trata-se não apenas de ordem cronológica, mas de fundamento de todas as outras vocações, inclusive a de ser cristão.

A vocação expressa a vontade de Deus. A vontade de Deus é vida e felicidade para mim e também para o próximo (cf Jo 10,10). Ser padre, irmão (ã), pai, mãe… está em sintonia com este princípio? Se não está, não é vocação.

Não se promove vocações porque faltam ou porque estão em crise, mas porque Deus as escolhe, Jesus as chama e o Espírito Santo as envia.

Não se trata do que eu quero que alguém seja, mas do que Deus quer que cada ser humano seja.

O serviço de Animação Vocacional é para trabalhar a dimensão vocacional da Igreja. O trabalho da Pastoral Vocacional.

Despertar, Discernir, Cultivar e Acompanhar o projeto de Deus para cada pessoa. A vocação é iniciativa de Deus, mas seu despertar, normalmente, passa pela mediação humana.

A Pastoral Vocacional trabalha as pessoas para que seus dons se transformem em Carismas e Ministérios. É preciso conhecer os dons que a pessoa tem e chamá-la para colocá-los a serviço dos outros (transformar o dom que se tem num sinal da graça de Deus).

Nos dons que recebemos, Deus revela nossa missão, nossa vocação.

O chamado deve ser feito em nome da Igreja, não em seu próprio nome. Assim, quem chama deve estar em sintonia com a Igreja. O chamado também é feito para a Igreja e não para si mesmo. A pastoral Vocacional deve ajudar o vocacionado a ir além do mediador de um chamado que vem de Deus.

A Igreja recebeu de Deus o direito e o dever de chamar e propor as vocações consagradas: não para impor carismas e ministérios, mas para revelar o projeto de Deus inscrito no coração do homem.

A Igreja tem imensa necessidade de sacerdotes. É esta uma das urgências mais graves que interpelam as comunidades cristãs. Jesus não quis uma Igreja sem sacerdotes, Se faltam os sacerdotes faltam Jesus no mundo, falta a sua Eucaristia, falta o seu perdão.

Sede uma comunidade viva que promove vocações.

Sede uma comunidade orante que reza pelas vocações.

Sede uma comunidade que chama que busca vocações.

Uma comunidade sem vocações é como uma família sem filhos.

Fonte: livro Orientações para Animação Vocacional – Formação 1 – 3ª edição.

 Serviço de Animação Vocacional – SAV

“Senhor, que queres que eu faça?”

Caro jovem, assim como na vida do Apóstolo Paulo, essa deve ser uma inquietação presente no seu coração: “Senhor, o que queres que eu faça?” (At 9,6)

Na realidade, o chamado de Deus se dá ao longo da vida e nos colocamos a nos questionar sobre qual o caminho a tomar. E podemos sentir que essa resposta implica um itinerário, que por sua vez, é indicação e é realização do Caminho Vocacional. Somente a fé é capaz de fazer o vocacionado superar os seus limites humanos e se deixar guiar por Deus. Talvez você não compreenda a inquietação do seu coração, mas é necessário responder ao convite do Senhor e segui-lo como fez os seus discípulos por obediência e realização da vida. Pois, assim seremos felizes!

Convido você a realizar o caminho vocacional na nossa Diocese e conhecer um pouco do Carisma Diocesano. A nossa espiritualidade está centrada no Coração do Bom Pastor, aquele que sai ao encontro da ovelha onde quer que esteja. E esse coração de Pastor do padre diocesano o conduz a estar inserido no mundo, em todas as situações em que o povo se encontrar necessitado de cuidado. Aceite o desafio e aprofunde mais sobre o carisma do padre Diocesano!  Faça seu contato conosco pelo e-mail ou telefone e receba as informações necessárias para discernir sua vocação. Você poderá contar com a ajuda do seu pároco, dos formadores e animadores vocacionais da nossa Diocese que aguardam seu contato.

(Diácono Ednaldo Vinícius – Membro do SAV da Diocese de Luz)

“Quem arrisca, o Senhor não o desilude; e, quando alguém dá um pequeno passo em direção a Jesus, descobre que Ele já aguardava de braços abertos a sua chegada”  (EG 3, Papa Francisco).

 

Compartilhe com seus amigos: