Início » Pastoral Familiar oferece sugestão de preces e oração para missa do Dia dos Pais

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) oferece uma sugestão de oração para depois das preces na missa do domingo, 9 de agosto, Dia dos Pais. Durante as celebrações, poderão ser aproveitadas as intenções e a oração para finalizar o momento das preces oferecidas no subsídio Hora da Família Especial para a Semana Nacional da Família.

Para o Dia dos Pais, nós preparamos as preces e uma oração conclusiva das mesmas, que também podem ser rezadas nas missas. De repente, as próprias famílias podem sugerir nas suas paróquias que as preces sejam essas que estão no Hora da Família e depois se conclua com uma oração voltada para os pais. No subsídio, também há a proposta de uma celebração festiva na casa, com os familiares para solenizar a data“, sugere o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães.

Confira as preces e a sugestão de oração:

Sugestões de Preces

• Pai Onipotente, auxiliai nossos pais a seguirem o exemplo de São José, assumindo a proteção de nossas famílias com coragem, firmeza, ternura e proximidade.

Todos: Por intercessão de São José, pai adotivo de Jesus, ouvi-nos Senhor.

• Jesus, Verbo do Pai, concede-nos a graça de saber honrar nossos pais e mães, seguindo vossos passos no caminho das virtudes, exercitando a humildade e a obediência.

Todos: Por intercessão de São José, pai adotivo de Jesus, ouvi-nos Senhor.

• Santo Espírito, ensina-nos a apreciar a beleza de uma vida simples e laboriosa, cultivando com solicitude o relacionamento conjugal e desempenhando, com sabedoria e proximidade, a educação de nossos filhos, fazendo-os crescer em santidade e justiça.

Todos: Por intercessão de São José, pai adotivo de Jesus, ouvi-nos Senhor.

• Trindade Santíssima, concedei-nos a graça de imitar a Sagrada Família em suas virtudes familiares e amor mútuo, para que possamos gozar das alegria eternas já nesta terra.

Sugestão de Oração para rezar depois das preces na Missa do Dia dos Pais

Deus de Amor Infinito, Vós mostrastes a humanidade o vosso Amor Paterno em São José, homem justo. De coração e mente totalmente abertos a vossa Vontade, ele venceu seus temores casando-se com Maria, que concebeu Jesus pela ação do Espírito Santo, e gerou, definitivamente, a vossa Presença no seio da família humana!

Que vossa Graça e o exemplo de São José nos sustentem na vivência de vossa Palavra em cada momento do cotidiano, na pronta realização de tua Vontade, abandonando nossos desejos e planos por Vós, e no estabelecimento de relações de amor recíproco em nossas famílias e comunidades, fazendo com que sintamos a presença de vosso Filho em cada um de nós e em cada relação entre nós, repetindo a experiência da Sagrada Família e refletindo, aqui na terra, a vida da Santíssima Trindade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

O material completo com os sete encontros para a Semana Nacional da Família poderá ser acessado por meio do aplicativo de leitura Estante Pastoral Familiar. Baixe aqui para celulares Android.

A Semana Nacional da Família ocorre de 9 a 15 de agosto, na segunda semana do Mês Vocacional. A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB escolheu como tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15).

Igreja no Brasil celebra de 9 a 15 de agosto a Semana Nacional da Família