Pastoral do Surdo promove encontro de capacitação para promover a inclusão das pessoas com a Libras

Publicado em: 15 setembro 2020
Pascom

A Pastoral do Surdo da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, de Iguatama, iniciou na terça-feira, 08 de setembro, o encontro de capacitação para promover a inclusão das pessoas com a Libras, no contexto religioso.

Os encontros são realizados no centro cultural, todas as terças e quinta feiras, das 19h00 às 21h00. Eles são ministrados pelo interprete Washington Ragone da Silva Santos da própria Pastoral do Surdo de Iguatama.

O curso está sendo realizado no, as terças O encontro tem a duração de 60 horas, e é dividido em duas partes: a primeira é uma introdução básica sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a segunda parte trabalhará os métodos de interpretação/tradução no ambiente católico.

De acordo com a coordenadora Vanderleia Ilídia Silva, disse que com esta iniciativa da Pastoral espera-se capacitar novas pessoas que queiram fazer parte desta caminhada.

Cerca de 11 pessoas estão participando do curso de capacitação.

A pioneira

Em Iguatama, tudo começou pela participação de um casal de surdo, todos os sábados na Igreja Nossa Senhora da Paz. Também observou que na Matriz Nossa Senhora da Abadia, frequentava mais surdos, então, o pároco da época padre Adriano Willian da Silva, procurou saber quem eram essas pessoas, e foi informado que eram surdos. Desde então começou a explicar, mostrar no folheto qual parte da missa estava.

O padre então convidou interpretes para participar das celebrações, ajudando os deficientes auditivos durante a missa.

Com isto veio a iniciativa de ter uma missa dedicada a eles, onde o padre convidou mais pessoas e daí foi nascendo um novo trabalho na paróquia.

Iguatama foi a primeira cidade da Diocese a desenvolver o trabalho e caminhar para a Pastoral do Surdo. Hoje, em Iguatama, são quase três anos de atuação. Além de ser pioneira foi incentivadora à outras cidades como: Formiga, Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte e Arcos.

Durante todos este tempo, a Pastoral do Surdo de Iguatama, já interpretou durante casamentos e batizados entre outros.