Pastoral Catequética

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Assessor Diocesano:

Assessor Diocesano:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Coordenação Diocesana:

O cliente é muito importante, o cliente será seguido pelo cliente. Como a terra da terra, o luto nem o corporal da terra, o travesseiro do leão.

Assessor Diocesano:

Assessor diocesano:

Pe. Denison Carlos Nascimento Costa – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Bambuí/MG.

E-mail: catequese@diocesedeluz.org.br

Coordenação diocesana:

Luiz Henrique Coutinho – (Paróquia São Vicente de Paulo – Bom Despacho/MG)
Dagmar Moreira – (Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Arcos/ MG)

 

A catequese é um dos meios pelos quais Deus continua hoje a se manifestar às pessoas. Ela atualiza a Revelação acontecida no passado. O catequista experimenta a Palavra de Deus em sua boca, à medida que, servindo-se da Sagrada Escritura e dos ensinamentos da Igreja, vivendo e testemunhando sua fé na comunidade e no mundo, transmite para seus irmãos essa experiência de Deus. “A fidelidade a Deus se expressa na catequese como fidelidade à palavra e à integridade de sua mensagem”. Ele também é um profeta, pois, faz ecoar a Palavra de Deus na comunidade (DNC 27)

Para que se cumpra tão relevante papel, é preciso catequistas bem preparados, com formação sólida que envolva não só o conhecimento, mas o cultivo da espiritualidade do seguimento a Jesus Cristo, conforme nos convida o Documento de Aparecida. Daí a ênfase do Regional de Catequese quanto à formação dos catequistas.

Objetivos

  • Atender às orientações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, no tocante aos projetos de formação nas Dioceses, assim como do Diretório Nacional de Catequese e Documento de Aparecida.
  • Articular entre as equipes de formação da Diocese as experiências bem sucedidas já existentes, a fim de colaborar no seu crescimento.
  • Intensificar as reflexões sobre Catequese de Iniciação à Vida Cristã, na busca de caminhos para uma Catequese de inspiração catecumenal.
  • Oferecer alternativas de formação aos catequistas, respondendo às exigências de adaptação às novas situações que a sociedade apresenta.
  • Promover uma caminhada conjunta do Regional com a Diocese, na busca de soluções comuns.
  • Manter as Equipes paroquiais atualizadas quanto ao progresso dos estudos relacionados à Catequese.