Histórico
Na divisão da Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho em setores e comunidades, o Setor Rosário , formado pelas comunidades Rosário, Santa Ângela, São João Batista, e Imaculado Coração de Maria tomou um grande impulso. Os coordenadores, juntos com o Povo de Deus, criaram as pastorais, movimentos, serviços e alimentavam o sonho de um dia ver o Setor Rosário se tornar paróquia.
A realização da festa do Reinado de Nossa Senhora, com a organização da novena, pelo Padre Domício, pároco em 2003, colaborou para que nosso bispo diocesano, Dom Antônio Carlos Félix, percebesse como o setor estava organizado e pronto para se tornar paróquia . Por isto, de acordo com o Código do Direito Canônico (can.374 e 515) e após ter ouvido o Conselho Presbiteral na reunião de 9 de fevereiro de 2010, pelo Ato Administrativo jurídico e Canônico, criou e constituiu a PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, em Bom Despacho, desmembrando-a das Paróquias Nossa Senhora do Bom Despacho , e São Vicente de Paulo.
A Paróquia foi composta de bairros urbanos: Rosário|, Rosário ||, Realengo, São Geraldo, Palmeiras, Santa Ângela, São João Batista, Santa Lúcia | e ||, Santo Agostinho, e Babilônia.
As Comunidades urbanas: Nossa Senhora do Rosário, Santa Ângela São João Batista, Imaculado Coração de Maria, São Bento, São Judas, e São Pedro Apóstolo fazem, parte da Paróquia.
A Paróquia já possuía parte da infraestrutura física necessária: a Igreja de Nossa Senhora do Rosário seria a Matriz; no Centro de Pastoral funcionaria a Secretaria Paroquial . Só as comunidades Rosário e São Judas possuíam capela própria.
E assim, em 22 de Janeiro de 2011, ás 19 horas , aconteceu a solene instalação da Paróquia , numa linda celebração de posse do nosso primeiro pároco , Padre Cristiano Caetano Leal , presidida pelo Bispo Dom Antônio Carlos Félix . Estava nascendo alo a PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.
Posse do primeiro pároco
Na mesma cerimônia, Padre Cristiano assumiu os deveres próprios do legítimo Pastor como cooperador imediato do Bispo. São de responsabilidade dele a Evangelização mediante a Catequese para todas as idades , a Celebração dos Sacramentos, Sacramentais e a Administração Patrimonial e Financeira da Paróquia , em conjunto com o Conselho Paroquial de Evangelização (CPE) e o Conselho Paroquial de Evangelização (CPAE) Além da obrigação de zelar pelo Rebanho que lhe foi confiado ,ele também cuidará da parte administrativo – financeira da Paróquia .
A nós, povo de Deus e fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Rosário , coube e dever de acolher Padre Cristiano como nosso Pároco, com espírito filial, e de cooperar com ele na observância das normas pastorais .
Comunidades Urbanas: 08