Paróquias de Bom Despacho se unem para refletir sobre o Documento 105 da CNBB

Publicado em: 31 outubro 2017
Bernadete Seixas

No sábado, 28 de outubro, representantes das Paróquias de Bom Despacho e Paróquia São José Operário, da cidade de Bom Despacho estiveram reunidos na Casa de Pastoral para discutirem e refletirem sobre o Documento 105 da CNBB – CRISTÃOS LEIGAS E LEIGOS NA IGREJA E NA SOCIEDADE – Sal da Terra e Luz do Mundo (Mateus 5,13-14).

Durante o encontro houve a presença dos padres: pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho, Márcio Antônio Pacheco, SDN e padre Antonio Otaviano da Costa Franco, SDN.

De acordo com a coordenação, 45 pessoas participaram e foram instruídas pelas equipes: Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho: Noemes, Erciliger, Antônio, Luís, Mércia Pontes e da Paróquia São José: Railson.

CNBB DOCUMENTO 105

O Documento 105 está dividido em três capítulos além de uma Introdução e conclusão. O primeiro capítulo é titulado “O Cristão Leigo, Sujeito na Igreja e no Mundo: esperanças e angústias” e trata da descoberta da vocação e missão do cristão leigo e leiga na Igreja e na Sociedade. O segundo capítulo é titulado: “Sujeito Eclesial: Discípulos Missionários e Cidadãos do Mundo” e trata da compreensão da identidade e da dignidade laical como sujeito eclesial e identifica a atuação dos leigos, considerando a diversidade de carismas, serviços e ministérios na Igreja.


O terceiro capítulo, o mais longo, é titulado “A Ação Transformadora na Igreja e no Mundo” e aborda a dimensão missionária da Igreja e indica aspectos, princípios e critérios de formação do laicato, e aponta ainda lugares específicos da ação dos leigos. A Conclusão apresenta nove aspectos de itens importantes encontrados no Documento da CNBB 105.

Fotos

Compartilhe com seus amigos: