Paróquias dão início à Trezena de Santo Antônio

Publicado em: 1 junho 2017

O mês de junho é tradicionalmente celebrado pela Igreja Católica os santos, como: Santo Antônio, São João e São Pedro. E já bem no início do mês as paróquias e comunidades que levam o nome de Santo Antônio celebram e promovem a Trezena de Santo Antônio.

Em Arcos, a festa já virou calendário nas festividades da cidade, arrastando milhares de devotos e fiéis. Neste ano, ela chega a sua 18ª edição e todos os anos como de costume há missas com trezena, shows, barracas e comidas típicas. Durante os treze dias uma família – os festeiros de Santo Antônio – são os responsáveis pela festa.

Na Paróquia Santo Antônio, em Arcos, todos dos dias as missas serão a partir das 19h00, na Igreja Matriz e cada dia um padre convidado presidirá a celebração e a benção especial. No dia 13 de junho, terça-feira, dia de Santo Antônio a celebração será presidida pelo bispo Dom José Aristeu.

Trezena de Santo Antônio deste ano é marcada pela devoção mariana

A devoção mariana inspirará em Pádua – norte da Itália – a Trezena de preparação para a festa de Santo Antônio 2017, em coincidência com o Centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima e o centenário da Milícia da Imaculada fundada por São Maximiliano Maria Kolbe em 16 de outubro de 1917 – três dias após a última aparição aos três pastorinhos de Fátima – para a conversão dos pecadores.

Um fio de ouro de devoção mariana que se une também à Basílica de Santo Antônio de Pádua, construída sobre a igrejinha dedicada a Santa Maria Mater Domini, onde o frade Antônio pouco antes de morrer pediu para ser sepultado e onde ainda hoje conserva seus restos mortais.

“A tradição franciscana tem um laço estreito e forte com Nossa Senhora”, explica o reitor da Basílica de Santo Antônio, Pe. Oliviero Svanera. Após o ano passado dedicado à Misericórdia que caracterizou a edição precedente, este ano os frades propõem – coadjuvados pelos guias do Mensageiro de Santo Antônio – a Via Marialis, itinerários artístico simbólicos entre as representações de Maria presentes na Basílica, cerca de uma centena.

A Trezena teve início esta quarta-feira, 31 de maio, com a peregrinação dos Institutos de vida consagrada.  Prossegue, ininterrupto, o afluxo de fiéis e peregrinos que visitam a Capela das Relíquias ou do Tesouro: nos primeiros meses do ano foi registrada a presença de 92.860 visitantes. Somente no último final de semana, dias 27 e 28 de maio, 8.192 pessoas visitaram as relíquias de Santo Antônio de Pádua. (RL).

Mais Santo Antônio

Na Diocese de Luz, atualmente quatro paróquias levam o nome do santo são nas cidades de: Arcos, Piumhi, Pratinha e Santo Antônio do Monte, e ainda as diversas comunidades.

Todas elas estão com uma programação especial para celebrar da data.