Paróquia São Vicente Férrer promove campanha de restauração dos bancos da Matriz

Publicado em: 7 julho 2020

A Igreja Matriz de São Vicente Férrer, da paróquia de Formiga, é um patrimônio artístico, cultural e religioso da cidade. Por isto, a coordenação paroquial promove a campanha de restauração dos bancos da Matriz.

As pessoas que quiserem participar da campanha doando qualquer valor através de depósito bancário nas contas mencionadas na arte a baixo, ou diretamente na secretaria paroquial.

Para mais informações: (37) 3322- 2131.

Igreja Matriz SVF

O pedido de ereção da Capela São Vicente Férrer foi feito em 11 de março de 1765. Este foi um marco para o surgimento e desenvolvimento do então arraial. No entanto, a igreja só foi construída em 1839 e, inaugurada, 34 anos mais tarde.

Além dos traços, contornos e afrescos, marcantes do estilo barroco, a Igreja Matriz São Vicente Férrer guarda outro tesouro cultural. A raridade é um órgão que possuí 952 tubos e é o quinto maior do Brasil.

Através da Lei Municipal 3327, de 2002, o órgão foi instituído patrimônio histórico de Formiga e em abril de 2004 foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).

No século passado, por volta da década de 20, ela foi remodelada pelo artista veneziano, Ângelo Pagnaco.