Paróquia São Paulo Apóstolo realiza gesto concreto com a produção de sabão caseiro

Publicado em: 18 agosto 2020
Pascom

A produção foi doada ao Banco de Alimentos e ao CRAS de Formiga

A Paróquia São Paulo Apóstolo, de Formiga, após, retornar com às celebrações com a presença dos fiéis, promoveu um gesto concreto com a produção de sabão. A iniciativa partir do pároco padre Daniel Teixeira Miranda que mobilizou os paroquianos para a doação de óleo e gordura usados, como também outros ingredientes, para a produção de sabão caseiro que após foi doado ao Banco de Alimentos do município e também ao CRAS – Centro de Referência à Assistência Social.

No mês de julho foram arrecadados 380 litros de óleo, 80 quilos de soda e 40 litros de álcool, resultando em 500 quilos de sabão. E em menos de 15 dias do mês de agosto foi arrecadado 230 litros de óleo, 50 quilos de soda e 30 litros de álcool, somando mais 320 quilos de sabão que serão reunidos com mais 50 quilos de sabão doados e produzidos pelas comunidades rurais da paróquia.
Após ser produzido pelo próprio padre e membros da comunidade, o sabão é repassado ao Banco de Alimentos Municipal que distribui às 2.050 famílias referenciadas pelo CRAS.

A iniciativa tem o propósito de um gesto concreto de solidariedade, como afirma padre Daniel: “Pensando na possibilidade do retorno às missas quis juntamente com a comunidade fazer um propósito de retornar as missas, mas não só retornar por retornar, mas retornar com o compromisso de participação. Assim convidamos todas as pessoas a participarem fazendo as doações para a gente fazer o gesto solidário. Um gesto afetivo e de fé participando da missa, mas que gera também o gesto solidário para com as pessoas da comunidade”.

A ação tão expressiva ainda não terminou, e durante o mês de agosto, será produzido outra remessa com as próximas doações. Além de contribuir com o próximo, a ação concreta também contribui com a preservação do meio ambiente através do reaproveitamento de óleos e gorduras.