Paróquia São Paulo Apóstolo inaugura Auditório Dona Mariana Vaz

Publicado em: 18 janeiro 2021

No dia 12 de janeiro, foi realizada a inauguração do Auditório Dona Mariana Vaz. Houve a celebração da Santa Missa, presidida pelo pároco padre Daniel Teixeira Miranda e com a presença de alguns membros do Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos – CPAE e do Conselho Paroquial de Evangelização – CPE. NO mesmo dia, houve também a entrega da aparelhagem do som ambiente que foi doado pelo padre Daniel – a doação feita por uma campanha de presente doada em espécie, por ocasião o aniversario do padre, onde foram arrecadados 80% do valor e o restante completado por ele.

O novo auditório foi construído por meio dos trabalhos paroquiais, da Pastoral do Dízimo e doações. Houve ainda a parceria do grupo de senhoras do Movimento de Cursilho, que lideraram uma campanha de doações para a compra das 210 poltronas, onde foram arrecadados R$ 20 mil dos R$ 45 mil gastos com as poltronas.

O novo espaço possui 300m², e atenderá necessidades paroquiais, municipais, forâneos e diocesano. Nele há 210 lugares confortáveis. O auditório poderá ser alugado para retiros, encontros religiosos como também eventos civis de capacitação e formação.

O nome “Dona Mariana Vaz”, foi escolhido por um grupo de amigas da Paroquia São Paulo Apostolo e da Casa de Cursilho, que por unanimidade optaram por homenagear Dona Mariana Vaz, uma das fundadoras do Movimento de Cursilho diocesano e um dos maiores expoentes de testemunho de liderança cristã e social na cidade de Formiga e até na Diocese de Luz.

Para o pároco padre Daniel Miranda, a sensação é de dever cumprido, já que o padre se despede da Paróquia São Paulo Apóstolo, após oito anos e deixa um grande legado de construções, ampliações e reformas. “Com o coração em paz encerro minha missão frente à paroquia. Encerro entregando este auditório que muito contribuirá para as atividades de evangelização e pastoral. Tudo que pude fazer frente desta Igreja foi por que encontrei apoio e ajuda de todos os amigos e paroquianos. Que Deus ajude a todos no empenho para o término desta obra e que padre Daniel Rodrigues tenha o mesmo apoio para seguir este projeto”, comentou.

O início

Em 2018 após o término das obras do Centro de Evento (Matriz São Paulo Apóstolo); o escritório paroquial; a casa paroquial; as reformas da Igreja Nossa Senhora das Graças e a construção da Igreja São Miguel Arcanjo, foi avaliado pelo CPE e CPAE que antes da reforma da Casa de Cursilho seria necessário uma construção de um Centro de Evangelização, um Auditório e salas para a Catequese.

No primeiro semestre do ano de 2018, foi elaborado e apresentado o projeto ao Colégio dos Consultores da Diocese, que sugeriram que fossem acrescentados novos dormitórios, aumentando a capacidade de 95 para 160 vagas.

Então, em setembro do mesmo ano, iniciaram as obras com terraplanagem, muro de arrimo e paredes. Durante o ano de 2019 foi levantado as paredes do auditório. Após, a aprovação do projeto, o CPAE decidiu fazer por partes.  Com a pandemia em 2020 reduziu-se a velocidade das obras, e somente em janeiro de 2021 foi possível a conclusão por dentro do auditório, o contra piso do primeiro andar e as paredes levantadas de quatro, das setes salas que faram parte do complexo.

No total do projeto serão de 750 m², 350m² de dormitórios no segundo andar, finalizando numa metragem de 1.100m².