Paróquia São Paulo Apóstolo articula com lideranças a criação da PASCOM

Publicado em: 19 fevereiro 2018

No sábado, 17 de fevereiro, na Casa de Cursilho, na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Formiga, foi realizado um encontro de formação para a criação da Pastoral da Comunicação – PASCOM.

O evento reuniu representantes de pastorais, ministérios, comunidades urbanas e rurais para a criação e estruturação da PASCOM PSPA.

Cerca de 30 agentes estiveram presentes e estabeleceram as metas a curto, médio e longo prazo da PASCOM.

No próximo dia 26 de fevereiro, haverá novo encontro para dividir as equipes e o trabalho na pastoral.

PASCOM

A Pastoral da Comunicação (Pascom) é o conjunto de ações realizadas dentro da comunidade eclesial. Ela não é uma pastoral a mais no universo de pastorais de uma paróquia, mas aquela que integra todas as demais. É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade.

É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e de manifestações das pessoas no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que rodeia. É a pastoral da valorização das expressões da cultura humana.

O ponto unificador e central desta pastoral é Jesus Cristo. Jesus se comunica através de parábolas, partindo de fatos da vida, conhecidos por todos, para transmitir ideias, despertar adesão e provocar transformação das realidades.

A Pastoral da Comunicação se caracteriza por ser ima pastoral que possui uma vida integrada, participativa, estratégica e aberta à avaliação e á celebração. Afinal “Jesus é a Palavra de Deus que se fez carne e veio morar no meio de nós (Jo 1,14). Supremo comunicador do Pai,optou por um processo inculturado e dialógico de comunicação, que se apresenta como um modelo básico para os projetos de comunicação de sua Igreja”.