Uma equipe de nove pregadores da “Comunidade Caminho do Discípulo” de São José dos Campos esteve em Formiga, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, nos dias 18 e 19 de março, para realizar um reavivamento das Células de Evangelização que estavam esmorecidas, por ocasião da pandemia, e capacitar os novos membros que entraram no serviço.
Participaram do evento cerca de 230 pessoas provenientes das paróquias Nossa Senhora de Lourdes, São Judas Tadeu de Formiga e Nossa Senhora das Candeias de Candeias.
“O projeto é muito bom para formar evangelizadores, pois visa converter sempre mais pessoas que se agregam nas células, de até doze membros, que devem se multiplicar formando novas células de um ano a um ano e meio. Cada membro de célula tem por obrigação ir ao encontro de um amigo ou parente e convertê-lo, primeiro para si, depois para a célula e depois para trabalhar em alguma pastoral da Igreja.” Comenta o pároco, padre Antonio Kopitski, SCJ.
O projeto de evangelização por meio de células começou nos Estados Unidos, na década de 80, depois foi aperfeiçoado na Diocese de Milão, na Itália, e em seguida veio para o Brasil, onde já são várias paróquias e dioceses que estão trabalhando com este modelo de evangelização
A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes já está completando 10 anos que vem trabalhando com esta dinâmica de Células de Evangelização.
Em 2009 o Pontifício Conselho para os Leigos acolheu este método, tornando o Organismo Internacional de Células “um caminho seguro para toda a Igreja viver a nova Evangelização no contexto das pequenas comunidades”.

Créditos: Pascom Paróquia Nossa Senhora de Lourdes