Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe celebra Dedicação da Igreja Matriz

A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Lagoa da Prata, viveu momentos de intensa espiritualidade e devoção no mês de dezembro ao celebrar a festa de sua padroeira.

Norteando-se pelo tema “A casa da Mãe, a esperança dos filhos e consolo dos aflitos”, os fiéis e devotos da Mãe de Guadalupe foram efetivos na participação da novena em honra à sua padroeira, que teve início no dia 3 de dezembro, culminando com a celebração solene no dia 12, dia dedicado à Nossa Senhora de Guadalupe.

A novena trouxe aos fiéis, a cada dia, uma reflexão voltada para a sacralidade e importância de cada espaço construído na Matriz, realçando a intercessão de Mãe de Guadalupe em cada etapa da construção da tão sonhada matriz, iniciada em 23 de novembro de 2020.

As envolventes celebrações, com excelente participação do povo, entre paroquianos e visitantes, foram a cada dia presididas por padres de nossa diocese, sendo estes, os padres João Paulo, Roger, Marcos Tiago, Almerindo, Lucas, Rodrigo, João Evangelista, Antônio D’Simone, além do pároco Padre Marcelo Albino.

O ápice da festa foi certamente a Missa Solene do dia 12 de dezembro, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Aristeu, ocasião que foi realizada a Dedicação da Matriz e Benção do Santo Altar.

Pelas mãos de Dom Aristeu o altar foi ungido, bem como as doze cruzes fixadas no entorno da igreja que representam os apóstolos. Antes da unção do altar foi colocado em seu interior o livro com a Ata da consagração do Altar com os nomes de seus doadores, e ainda uma relíquia de Santo Antônio de Santana Galvão, que é um costume em momentos como este.

Nas palavras de agradecimento do pároco, padre Marcelo Albino, era nítido a importância da história da construção desta matriz, em sua vida e na vida de seus paroquianos: “Não foram poucos os momentos difíceis, não foram poucos os momentos de provações, mas sempre confiamos nas palavras de Nossa Senhora ao índio Juan Diego, quando disse, “não pertube o vosso coração, não estou eu aqui, que sou a sua mãe?”.

Créditos: Pascom Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe