Paróquia Militar Santa Efigênia recebe visita pastoral do Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães

Publicado em: 14 agosto 2017
Bernadete Seixas

Nos dias 13 a 18 de agosto, o Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, estará visitando algumas cidades da Diocese de Luz e da Diocese de Divinópolis, em especial a Paróquia Militar Santa Efigênia, em Bom Despacho e que é localizada no território diocesano de Luz.

O arcebispo foi recepcionado na noite de ontem, em Bom Despacho. Na segunda feira, ele visitará as corporações da polícia e também o Batalhão do Bombeiro Militar, em Divinópolis. Na terça, a acolhida segue ao TG de Bom Despacho, encontro com os padres da Paróquia Nossa Senhora de Bom Despacho. Após, o almoço, segue para Nova Serrana.

Na quarta feira Dom Fernando visitará os militares em Pará de Minas, e na quinta, pela manhã a cidade de Formiga o acolhe.

Ainda na quinta-feira, o almoço será em Luz, com o bispo da Diocese de Luz, Dom José Aristeu.

Na sexta, Dom Fernando se despede de Minas retornando ao Rio de Janeiro.

Paróquia Militar Santa Efigênia

O trabalho da Paróquia Militar de Santa Efigênia, em Bom Despacho, ainda é recente.  Ela foi criada em 2013, sob a proteção de Santa Efigênia, e tem como pároco, padre Sebastião Fernandes. Ele é natural de Japaraiba e está na vida militar a 29 anos.

Paróquia Militar

 

A presença da Igreja junto aos militares é fruto de acordos do Brasil e Santa Sé. Historicamente, a Igreja Católica tem uma presença garantida nas Forças Armadas, Marinha e Aeronáutica. Junto à Polícia Militar essa presença também acontece. Por isso, diversos sacerdotes dedicam suas vidas à corporação.

  

A paróquia militar tem uma vida pastoral como outra paróquia convencional, inclusive, de tempo em tempos, o arcebispo militar realiza visitas pastorais em todas as capelanias da Arquidiocese Militar. Em agosto de 2015, o bispo auxiliar da Arquidiocese Militar, Dom Falcão, realizou uma visita pastoral à Paróquia de Santa Efigênia, onde, no dia 7, ele esteve no 23º Batalhão da Polícia Militar, em Divinópolis.

Existem, no Brasil, várias Paróquias Militares, que têm a função de prestarem o serviço religioso aos militares em todos os âmbitos, seja no Exército, Marinha, Aeronáutica, Bombeiros e Polícia Militar. E como as paróquias territoriais estão ligadas a alguma diocese, com a Paróquia Militar não é diferente. Elas estão ligadas à Arquidiocese Militar do Brasil.

A Arquidiocese Militar, que tem a sede no Ministério da Defesa, em Brasília – DF tem como Arcebispo  Dom José Fernando José Monteiro e como Bispo Auxiliar  Dom José Francisco Falcão.  A 7ª Região da Polícia Militar conta com a Paróquia Militar de Santa Efigênia, que fica localizada na cidade de Bom Despacho – MG, que está localizada no território da Diocese de Luz.

A Paróquia de Santa Efigênia assiste, pastoralmente, todos os militares da Diocese de Divinópolis.

Compartilhe com seus amigos: