Papa monta comissão especial para enfrentar efeitos da pandemia

Publicado em: 16 abril 2020

O Santo Padre solicitou ao Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (DSDHI), a formação de uma comissão, em colaboração com outros Dicastérios da Cúria Romana, para combater os efeitos pós-pandemia. O Papa preocupa-se com os desafios socioeconômicos e culturais do futuro e a proposta de diretrizes para enfrentá-los. Portanto, o Dicastério formou uma Comissão de cinco Grupos de trabalho:

Grupo de trabalho 1 – coordenado pelo DSDHI, é dedicado à escuta e ao apoio das Igrejas locais em cooperação com a Cáritas Internacional. O grupo tem a tarefa de colaborar com iniciativas de caridade promovidas por outros setores da Santa Sé como a Esmolaria Apostólica, a Congregação para a Evangelização dos Povos e a Farmácia do Vaticano.

Grupo de trabalho 2 – coordenado pelo DSDHI, será responsável por pesquisas e estudos sobre a pandemia, reflexões sobre a sociedade e sobre o mundo pós-coronavírus, particularmente nos setores do meio ambiente, da economia, do trabalho, da saúde, da política, da comunicação e da segurança. O Grupo fará seu trabalho em conjunto com as Pontifícias Academias para a Vida e a das Ciências, também com várias Organizações que já colaboram com o DSDHI.

Grupo de trabalho 3 – coordenado pelo Dicastério para a Comunicação, tem a tarefa de informar sobre os trabalhos dos Grupos e promoverá a comunicação com as Igrejas locais.

Grupo de trabalho 4 – coordenado pela Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, apoiará a Santa Sé nas suas atividades e nas suas relações com os países e Organismos internacionais comunicando-lhes os resultados da pesquisa, do diálogo e das reflexões produzidas.

Grupo de trabalho 5 – coordenado pelo DSDHI, é responsável pelo financiamento para sustentar a assistência da Comissão para o Covid-19 às Igrejas locais e às organizações católicas, e a sua atividade de pesquisa, análise e comunicação.

Os objetivos dos cinco Grupos de trabalho, apresentados ao Papa em 27 de março de 2020, serão coordenados por uma Direção que responderá diretamente ao Santo Padre, formada pelo prefeito do DSDHI, Cardeal Peter K. A. Turkson, pelo Secretário Mons. Bruno-Marie Duffé e pelo Secretário Adjunto, Padre Augusto Zampini.

.:: Como vive o Papa no isolamento devido à pandemia?

Fonte: Vatican News